Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35781
Title: | O protagonismo musical feminino negro no universo do coco de roda paraibano. |
Other Titles: | The Black Female Musical Protagonism in the World of the Coco de Roda of Paraíba, Brazil. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Erivan. SANTOS, Eurides de Souza. |
Keywords: | Coco de roda paraibano;Protagonismo feminino negro - música;Mulheres negras - coco de roda - Paraíba;Mulheres conquistas;Música da Paraíba;Cultura popular paraibana;Papel musical - mulheres;Feminismo negro;Estudos de gênero;Gênero;Etnomusicologia feminina;Registro audiovisual - etnomusicologia;Observação participante;Coconut wheel from Paraíba;Black female protagonism - music;Black women - coco de roda - Paraíba;Women achievements;Music from Paraíba;Paraíba popular culture;Musical role - women;Black feminism;Gender Studies;Gender;Feminine ethnomusicology;Audiovisual recording - ethnomusicology;Participant observation |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Erivan; SANTOS, Eurides de Souza. O protagonismo musical feminino negro no universo do coco de roda paraibano. In: XXX CONGRESSO DA ANPPOM. SIMPÓSIO MÚSICA, GÊNERO, CORPOS E SEXUALIDADES: PROCESSOS, MÉTODOS E PRÁTICAS DE PRODUÇÃO SONORA DOS ATIVISMOS FEMINISTAS DECOLONIAIS , 30., 2020, Anais [...]. Evento Online, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35781 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente texto trata de uma pesquisa de doutorado, em andamento, que objetiva compreender e discutir o papel musical e social de mulheres negras, mestras no universo do coco de roda na Paraíba. A partir dos seus lugares de fala, busca-se compreender as construções de seus processos de sujeições e empoderamentos que se configuram como protagonismos de liderança na música da cultura popular paraibana. O texto baseia-se em referenciais das teorias feministas, do feminismo negro, estudos de gênero e da etnomusicologia feminista. Além da pesquisa bibliográfica, os recursos metodológicos focalizam o trabalho etnográfico composto de entrevistas, observação participativa e registro audiovisual. |
Abstract: | This text addresses an ongoing doctoral research which aims to understand and discuss the musical and social role of black women, masters in the universe of coco de roda in Paraíba, Brazil. From their “places of speech”, one seeks to understand the constructions of their processes of subjection and empowerment that are configured as protagonism in the music of Paraiba's popular culture. The text is based on references from feminist theories, black feminism, gender studies and feminist ethnomusicology. In addition to bibliographic research, methodological resources focus on ethnographic work composed of interviews, participatory observation and audiovisual record. |
Keywords: | Coco de roda paraibano Protagonismo feminino negro - música Mulheres negras - coco de roda - Paraíba Mulheres conquistas Música da Paraíba Cultura popular paraibana Papel musical - mulheres Feminismo negro Estudos de gênero Gênero Etnomusicologia feminina Registro audiovisual - etnomusicologia Observação participante Coconut wheel from Paraíba Black female protagonism - music Black women - coco de roda - Paraíba Women achievements Music from Paraíba Paraíba popular culture Musical role - women Black feminism Gender Studies Gender Feminine ethnomusicology Audiovisual recording - ethnomusicology Participant observation |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Música. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35781 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O PROTAGONISMO MUSICAL FEMININO NEGRO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2020.pdf | O protagonismo musical feminino negro no universo do coco de roda paraibano. - Anais de Evento CDSA 2020 | 376.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.