Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo versa sobre a política denominada pela UNESCO de educação para uma cultura de paz, pela qual jovens pobres do Brasil são dirigidos a projetos e programas de esporte, teatro, dança, música, lazer e profissionalização, nos espaços da escola, mediados por organizações diversas. Utilizam-se as referências de Michel Foucault para interrogar as práticas derivadas dessa política e criticar o que este organismo denomina de educação para a paz como maneira de lidar com as situações de violência e prevenir futuras guerras, revoltas sociais e dissidências políticas. Por fim, tentamos propor uma prática agonística voltada a romper com os trajetos estabelecidos e questionamos a possibilidade de trabalhar esteticamente, pela escola e pela educação escolar, em caminhos éticos e políticos com jovens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia.pt_BR
dc.titleViolência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThis paper discusses the practices of UNESCO called education for a culture of peace, in Brazil, where poor youth are directed to projects and programs in sports, theater, dance, music, leisure and professional spaces in the school, mediated by various organizations. Used references to Michel Foucault to question the practices of UNESCO on this young and criticize this body calls for peace education as a way to deal with situations of violence and preventing future wars, social upheavals and other political dissidents. Finally, we try to propose a practical agonistic courage to break with these paths established and we wonder if it is possible to work in the aesthetically ethical and political paths with young people in school and for school education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716-
dc.date.accessioned2024-05-17T22:03:13Z-
dc.date.available2024-05-17-
dc.date.available2024-05-17T22:03:13Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEsportes e lazerpt_BR
dc.subjectJovens e culturapt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectCultura de paz - escolaspt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectUNESCOpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectSports and leisurept_BR
dc.subjectYoung people and culturept_BR
dc.subjectPovertypt_BR
dc.subjectCulture of peace - schoolspt_BR
dc.subjectSchool violencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEMOS, Flávia Cristina Silveira.-
dc.creatorGALINDO, Dolores Cristina Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCheckmating the proposed peace culture in school in as a policy to work with situations of violence.pt_BR
dc.identifier.citationLEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Violência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. Dialogia, São Paulo, n. 16, p. 129-140, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35716pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIOLÊNCIA ESCOLAR - EM XEQUE A PROPOSTA DE CULTURA - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2013.pdfViolência escolar – em xeque a proposta de cultura de paz no ensino médio. - Artigo de Periódico CDSA 2012130.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.