Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35634
Title: | Corpo, tecnologias, produção de testemunho: um experimento na interface entre psicologia social e dança. |
Other Titles: | Body, technologies, production of witness: an experiment on the interface between social psychology and dance. |
???metadata.dc.creator???: | GALINDO, Dolores Cristina Gomes. MILIOLI, Danielle. PERES, Wiliam Siqueira. |
Keywords: | Dança;Psicologia social e dança;Teoria ator-rede;Produção de testemunho;Arte;Tecnologias;Corpo;Dance;Social psychology and dance;Actor-network theory;Testimony production;Testimony production;Technologies;Body |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GALINDO, Dolores Cristina Gomes; MILIOLI, Danielle; PERES, Wiliam Siqueira. Corpo, tecnologias, produção de testemunho: um experimento na interface entre psicologia social e dança. Pesquisas e Práticas Psicossociais 11 (1), São João del Rei, Janeiro a junho de 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35634 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste artigo discutimos o processo de criação Móvel (2011), uma dança-pesquisa em psicologia social que articula Teoria Ator-Rede (TAR) e a produção de testemunhos corporais. Em Móvel, trabalhamos experimentos artísticos com o objetivo de abarcar a coemergência ontológica dos aparatos tecnológicos e do corpo, com destaque para este último. Abordamos corpo em conexão com aparatos múltiplos cujas ontologias não são estáveis, sendo inteiramente dependente das relações. A partir da agência de um corpo em dança, empregada como método de pesquisa psicossocial, produz-se um testemunho que está para além da sobrevida, por meio de aparelhamentos e desaparelhamentos que o levam ao limite da resistência, ao limite das fronteiras do humano. |
Abstract: | This paper discusses the process of Móvel creation (2011), a dance-research in social psychology that articulates Actor-Network Theory (ART) and the production of physical evidence. In Móvel, we deal with artistic experiments in order to understand the ontological coexistence of technological devices and body, especially the latter. We study bodies in connection with multiple devices whose anthologies are not stable, being entirely dependent to relationships. From a body in movement, employed as psychosocial research method, we have Galindo, Dolores; Milioli, Danielle; Peres, Wiliam Siqueira. Corpo, tecnologias, produção de testemunho: um experimento na interface entre psicologia social e dança Pesquisas e Práticas Psicossociais 11 (1), São João del Rei, Janeiro a junho de 2016. testimony of production which is beyond survival through pairing elements and paired opposites that lead the body to resistance limits, the limits of the human borders. |
Keywords: | Dança Psicologia social e dança Teoria ator-rede Produção de testemunho Arte Tecnologias Corpo Dance Social psychology and dance Actor-network theory Testimony production Testimony production Technologies Body |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Psicologia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35634 |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CORPO TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO DE TESTEMUNHO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2016.pdf | Corpo, tecnologias, produção de testemunho: um experimento na interface entre psicologia social e dança. - Artigo de Periódico CDSA 2016 | 205.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.