Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554
Title: | Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. |
Other Titles: | A proposal for reading in high school in the dialogic view of language: advertisement genre in the classroom. |
???metadata.dc.creator???: | SOUZA, Ramísio Vieira de. GOMES, Almir Anacleto de Araújo. SILVA, Mikaylson da Rocha. FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. ALMEIDA, Maria de Fátima. |
Keywords: | Leitura;Ensino médio;Dialogismo;Gênero anúncio - leitura;Reading;High school;Dialogism;Ad genre - reading |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUZA, Ramísio Vieira de; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SILVA, Mikaylson da Rocha; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva; ALMEIDA, Maria de Fátima. Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho tem como objetivo apresentar experiências de ler no Ensino Médio, à luz do dialogismo de Bakhtin (1981/1982), que concebe a linguagem como interação e de Almeida (2004) para quem a leitura é uma construção de sentido da tríade, leitor- texto- autor. Essa relação faz parte de sua proposta que postula a linguagem enquanto interação e ler num processo que envolve várias vozes. Tomamos como fundamentação teórica as contribuições dos autores Bakhtin (1981); Irandé Antunes (2003); Maria de Fátima Almeida (2008); João Wanderley Geraldi (1996); José Luiz Fiorin (2006); e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000/2006).O trabalho é de natureza qualitativa e tem como corpus dois anúncios publicitários de O boticário2. A partir deles, descrevemos as etapas da aula de leitura que são: interpretação, produção textual, análise linguística, avaliação e sugestão de leituras conforme o texto lido. Espera-se que esse estudo possa dinamizar as aulas de leitura no Ensino Médio e contemplar a perspectiva dialógica do discurso, por contemplar a construção de sentidos a partir de fatores sociohistóricos e ideológicos e ver o texto como uma relação de sentidos estabelecida pelos interlocutores na comunicação. |
Keywords: | Leitura Ensino médio Dialogismo Gênero anúncio - leitura Reading High school Dialogism Ad genre - reading |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguística. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35554 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UMA PROPOSTA DE LEITURA NO ENSINO MÉDIO - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2015.pdf | Uma proposta de leitura no ensino médio na visão dialógica da linguagem: gênero anúncio em sala de aula. - Artigo de Evento CDSA 2015 | 516.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.