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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | O desenvolvimento das pesquisas em linguística se destacou durante o século XX. Tanto na perspectiva dos estudos fonológicos como na perspectiva dos estudos em variação linguística ou dos estudos em aquisição de língua estrangeira também a partir da década 1960. Uma convergência das teorias desenvolvidas nessas três áreas de estudos dentro da Linguística é importante para compreender o fenômeno de aquisição de língua estrangeira. Este estudo descreve e analisa o processo variável de inserção da vogal [ɪ] epentética em palavras iniciadas por cluster em posição inicial na língua inglesa por aprendizes brasileiros, do estado da Paraíba, de inglês como língua dita estrangeira, tendo como base pesquisas realizadas a respeito desse fenômeno como: Escartín (2005) com aprendizes hispânicos de inglês como LDE e fenômenos semelhantes. O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência da ocorrência de inserção da epêntese vocálica ou vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/ por aprendizes brasileiros de inglês como LDE e discutir como este tipo de conhecimento pode contribuir para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Dentre as variáveis estudadas, discutiremos a consciência fonológica dos aprendizes e o seu papel na não/inserção da vogal epentética. Os resultados alcançados contribuirão não só para entender como ocorre a aprendizagem de inglês como LDE por aprendizes brasileiros, mas promove também implicações pedagógicas no ensino de inglês como LDE. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | A contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira. | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35545 | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-06T18:35:50Z | - |
dc.date.available | 2024-05-06 | - |
dc.date.available | 2024-05-06T18:35:50Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Inglês como língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Epêntese vocálica | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Interlíngua | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Estudos fonológicos | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguistics | pt_BR |
dc.subject | English as a foreign language | pt_BR |
dc.subject | Vowel epenthesis | pt_BR |
dc.subject | Linguistic variation | pt_BR |
dc.subject | Foreign language learning | pt_BR |
dc.subject | Phonological studies | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GOMES, Almir Anacleto de Araújo. | - |
dc.creator | TEOTÔNIO, Leoric Fernandes. | - |
dc.creator | SOUZA, Ramísio Vieira de. | - |
dc.creator | SILVA, Mikaylson Rocha da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The contribution of sociolinguistic research to teaching English as a foreign language. | pt_BR |
dc.identifier.citation | GOMES, Almir Anacleto de Araujo; TEOTÔNIO, Leoric Fernandes; SOUZA, Ramísio Vieira de; SILVA, Mikaylson Rocha da. A contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira. In: II CONEDU: Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35545 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
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A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2015.pdf | A contribuição da pesquisa sociolinguística para o ensino de inglês como língua estrangeira. - Artigo de Evento CDSA 2015 | 358.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
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