Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoApresentamos um recorte teórico que norteia a pesquisa de doutoramento da primeira autora22, em desenvolvimento, que investiga a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e, em particular, a relação entre a formação matemática do professor e as dimensões políticas, sociais e culturais do campesinato. O recorte que trazemos corresponde a uma revisão bibliográfica que objetivou identificar e analisar trabalhos publicados sobre a temática em questão. Para tanto, tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Formação de Professores de Matemática, particularizando a Licenciatura em Educação do Campo. O corpus analisado é constituído por publicações dos Anais de quatro Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) e do banco de teses e dissertações da CAPES, no período de 2007 a 2016. Os resultados das análises evidenciam, por um lado, os desafios enfrentados pelas instituições formadoras para implementar propostas curriculares que relacionem a formação matemática com as dimensões políticas, sociais e culturais do campo, considerado a sua diversidade. Por outro lado, apontam avanços obtidos pelos cursos pesquisados, visto que eles prionzam a articulação entre a teoria e a prática e o fortalecimento do diálogo entre a universidade, a escola e os movimentos sociais do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleFormação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractWe present aspects of a doctoral thesis under development that investigates the mathematics teacher education related to undergraduate courses in Field Education. We particularly focus on the relationships between the teacher’s mathematical bases and the political, social and cultural dimensions in Field Education. This article presents a bibliographical review that aimed to identify and analyze publications associated with these themes. We selected studies on field education and mathematics teacher education associated with undergraduate courses in field education, named as Licenciatura em Educação do Campo. The literature review was built upon the proceedings of four National Meetings on Mathematical Education (ENEM), and thesis and dissertations from CAPES data base published from 2007 until 2016. Analyzes indicate challenges faced by the university institutions to develop curricular proposals that relate mathematical education to the political, social and cultural dimensions of the field, considering its diversity. On the other hand, the results of the study suggest advances obtained by the undergraduate courses, since they prioritize the articulation between theory and practice and the strengthening of the dialogue between the university, the schools and the social movements of the field.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522-
dc.date.accessioned2024-04-30T12:50:18Z-
dc.date.available2024-04-30-
dc.date.available2024-04-30T12:50:18Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectFormação de professores - matemáticapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.subjectEncontros Nacionais de Educação Matemática - Anaispt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectTeacher training - mathematicspt_BR
dc.subjectDegree in Rural Educationpt_BR
dc.subjectNational Mathematics Education Meetings - Proceedingspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorLIMA, Iranete Maria da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraining of teachers of mathematics in the degree in field Education: a look at the researches.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Formação de professores de matemática na licenciatura em Educação do Campo: um olhar sobre as pesquisas. REMATEC. Ano 12, n.25, mai-ago, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35522pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2017.pdfFormação de professores de matemática na licenciatura - Artigo de Periódico CDSA 2017.5.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.