Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35519
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoApresentamos um recorte da pesquisa desenvolvida sobre a articulação estabelecida por professores de escolas do campo entre os conteúdos matemáticos e as realidades vivenciadas pelos alunos. Tomamos por referência os estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica. Quatro professores de duas escolas das regiões Agreste e Sertão de Pernambuco participaram por meio de entrevistas semiestruturadas. Além disso, tivemos acesso, a partir dos cadernos dos alunos, às atividades matemáticas que os professores trabalharam durante três bimestres letivos. Os resultados da pesquisa mostram que, mesmo tendo formação em Educação do Campo, os professores raramente articulam os conteúdos matemáticos às realidades dos alunos camponeses, embora suas respostas indiquem que eles têm conhecimento destas realidades. Esses resultados apontam para a necessidade de as instituições formadoras investirem na formação inicial e continuada de professores que atuam em escolas do campo, para contribuir eficazmente com a emancipação dos sujeitos educativos do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleOs conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo?pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThis article presents aspects of an ongoing research about links that field school teachers make to connect mathematical contents with students’ reality. Our discussion is based on previous studies about Field Education and Critical Mathematical Education. We conducted semi-structured interviews with four teachers from two schools located in Agreste and Sertão, geographical regions of Pernambuco state. We also analysed students records in notebooks which were related to activities provided by the teachers during three bi-monthly class periods. Our research results showed that even teachers with specialization in Field Education, responded that they acknowledge the need to make links between mathematical contents with field students’ reality, however these teachers´ pedagogical approaches are rare. Our results suggest that teacher education institutions need to improve the initial and continuing of field school teachers as a way to contribute with field subjects’ emancipation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35519-
dc.date.accessioned2024-04-29T21:16:51Z-
dc.date.available2024-04-29-
dc.date.available2024-04-29T21:16:51Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCenário para Investigaçãopt_BR
dc.subjectAtividades matemáticapt_BR
dc.subjectCamponeses - alunospt_BR
dc.subjectEstudantes camponesespt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectScenario for Investigationpt_BR
dc.subjectmath activitiespt_BR
dc.subjectPeasants - studentspt_BR
dc.subjectPeasant studentspt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorLIMA, Iranete Maria da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe mathematical contents and the realities of rural students: what are articulations developed by field school teachers?pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva. Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo? Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. v.9, n.19, 2016. ISSN: 2359-2842. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35519pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E AS REALIDADES DOS ALUNOS - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2016.pdfOs conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do campo? - Artigo de Periódico CDSA 2016302.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.