Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513
Title: | Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. |
Other Titles: | Degree in Field Education: structuring elements of courses that integrate natural sciences and mathematics. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. WAGNER, Débora Regina KHIDIR, Kaled Sulaiman. |
Keywords: | Educação do Campo;Licenciatura em Educação do Campo;Educação Matemática;Organização de cursos de licenciatura;Análise documental;Projetos Pedagógicos de Cursos - Educação do Campo;Countryside Education;Degree in Rural Education;Mathematics Education;Organization of degree courses;Document analysis;Pedagogical Course Projects - Rural Education |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; WAGNER, Débora Regina; KHIDIR, Kaled Sulaiman. Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, Dossiê Temático Ed. MTM em diálogo com a Ed. Do Campo, Indígena e Quilombola, p. 01-21, 2023. ISSN: 1981-1322. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e a Matemática. Para isso, ancora-se em estudos sobre a Educação do Campo e particulariza os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuarem, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpus é constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras, examinados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. Os dados analisados mostram que, ainda que partam da mesma base, as propostas dos cursos são diferenciadas no que concerne aos objetivos e à organização das matrizes curriculares, resultados que estão em consonância com os princípios da Educação do Campo e preconizam uma formação que atenda as especificidades de cada território. Características das formações em alternância, integradora e emancipatória são encontradas, com maior ou menor explicitação, nas cinco propostas analisadas e configuram-se em princípios fundantes, de maneira prescritiva, dos cursos que integram as Ciências da Natureza e a Matemática. |
Abstract: | The article focuses on identifying structuring elements of Degree courses in Field Education (LEdoC) based on the pedagogical projects of courses (PPC) that integrate Natural Sciences and Mathematics. For this, it is anchored in studies on Field Education and, in particular, the principles and foundations of LEdoC as a public policy for teacher education to work, primarily, in rural schools. This is a documentary analysis, whose corpus is constituted by the PPC of five courses implemented in public universities in different Brazilian regions and analyzed in the light of the following categories: educational alternation, integrative education, and emancipatory education. The analyzed data show that even having the same baseline, the proposals of the courses have different objectives and organization of the curricular matrices, results that are in full consonance with the Field Education principles, which advocate an education that meets the specificities of each territory. Characteristics of alternating, integrative, and emancipatory education are found, to a greater or lesser extent, in the five proposals analyzed, and they constitute founding principles, in a prescriptive way, of the courses that integrate Natural Sciences and Mathematics. |
Keywords: | Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Educação Matemática Organização de cursos de licenciatura Análise documental Projetos Pedagógicos de Cursos - Educação do Campo Countryside Education Degree in Rural Education Mathematics Education Organization of degree courses Document analysis Pedagogical Course Projects - Rural Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2023.pdf | Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. - Artigo de Periódico CDSA 2023 | 439.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.