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dc.description.resumoO artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. O estudo é fruto de parte dos resultados de um projeto de pesquisa interinstitucional e buscou caracterizar os cursos de licenciatura que ofertam a formação de professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em contextos socioculturais específicos. Nesse cenário, discute-se a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Realizou-se uma análise documental, cujo corpus foi constituído pelos Projetos Político-Pedagógicos de quatro cursos de universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do país. Por meio da análise de conteúdo temática, delinearam-se três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; e formação pedagógica integradora. Os resultados evidenciam que os núcleos formativos dos quatro cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. A análise aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, reflete-se sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugere-se a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThe article aims to understand how the formative core components of the Field Education Degree programs for mathematics teachers are structured. The study is a result of an inter-institutional research project and sought to characterize degree courses that offer mathematics teachers formation to work in the final years of elementary education and high school, in specific sociocultural contexts. In this scenario, the education of mathematics teachers in Field Education Degree programs is discussed, as well as principles, concepts, and legal documents that support and regulate Quilombola School Education. A document analysis was carried out, with the corpus consisting of the Political-Pedagogical Projects of four federal public universities located in the Northeast, Southeast, North, and Midwest regions of the country. Through thematic content analysis, three analytical categories were outlined: general and sociopolitical education; mathematical education; and integrative pedagogical education. The results show that the formative core components of the four courses present indications of sociopolitical education integrated with mathematical education. The analysis points to possibilities for proposing curricular components connecting the sociocultural diversity of Quilombola peoples, beyond the component of Education for Ethnic-Racial Relations. The results reflect on teacher education's implications for the performance of graduates in Quilombola School Education and suggest the prescription of sociopolitical education in documents of courses that form mathematics teachers beyond the investigated sociocultural context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511-
dc.date.accessioned2024-04-25T18:23:42Z-
dc.date.available2024-04-25-
dc.date.available2024-04-25T18:23:42Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolas - educação escolarpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectFormação de professores - matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Educação do Campopt_BR
dc.subjectAnálise documentalpt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectQuilombolas - school educationpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectTeacher training - mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics teachers - Rural Educationpt_BR
dc.subjectDocument analysispt_BR
dc.subjectEducación escolar quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolas - educación escolarpt_BR
dc.subjectEducación en el campopt_BR
dc.subjectFormación de profesores - matemáticaspt_BR
dc.subjectProfesores de Matemáticas - Educación Ruralpt_BR
dc.subjectAnálisis de documentospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorKHIDIR, Kaled Sulaiman.-
dc.creatorFERNANDES, Fernando Luís Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQuilombola school education in Field Education degree programs for mathematics teachers.pt_BR
dc.title.alternativeEducación escolar quilombola en licenciaturas de Educación del Campo para la formación de profesores de matemáticas.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Educação escolar quilombola em licenciaturas de Educação do Campo que formam professores de matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 17, 1-18, e6239091, jan./dez. 2023. ISSN: ISSN 1982-7199. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35511pt_BR
dc.description.resumenEste artículo tiene como objetivo comprender como se estructuran los núcleos de formación de cursos de Licenciatura en Educación del Campo para la formación de profesores de matemáticas. Este trabajo forma parte de los resultados de un proyecto de investigación interinstitucional y se propuso caracterizar los cursos de licenciatura que ofrecen la formación de profesores de matemáticas para enseñar en los años finales de la enseñanza primaria y en la secundaria en contextos socioculturales específicos. En ese escenario, se discuten la formación de profesores de matemáticas en cursos de Licenciatura en Educación del Campo y los principios, conceptos y documentos legales que fundamentan y regulan la Educación Escolar Quilombola. Se realizó un análisis documental, cuyo corpus fue constituido por los Proyectos Político-Pedagógicos de cuatro cursos de universidades públicas federales ubicadas en las zonas Noreste, Sureste, Norte y Centro Oeste de Brasil. A través del análisis del contenido temático, consideramos tres categorías analíticas: formación general y sociopolítica; formación matemática; formación pedagógica integradora. Los resultados demuestran que los núcleos de formación de los cuatro cursos presentan indicios de una formación sociopolítica integrada a la formación matemática. El análisis indica posibilidades de proponer elementos curriculares que establezcan una relación con la diversidad sociocultural de los pueblos quilombolas, no solo con el elemento Educación para las Relaciones Étnicas y Raciales. Ante esto, se reflexiona sobre las implicaciones de la formación de profesores para la actuación de profesionales en la Educación Escolar Quilombola y se sugiere la prescripción de una formación sociopolítica en los documentos de los cursos de formación de profesores de matemáticas además de los contextos socioculturales investigados.pt_BR
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