Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTELES, R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Antonia Terra de Calazans.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, A. T. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3736464920810436pt_BR
dc.contributor.referee1GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção.-
dc.contributor.referee1IDGALIAN, C. V. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7792809476729230pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653pt_BR
dc.contributor.referee3ROCHA, Raimundo Nonato Araújo da.-
dc.contributor.referee3IDROCHA, R. N. A.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2731237954780451pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva problematizar as representações discentes significadas por práticas discursivas em circularidade na Escola Padre Simão Fileto e no serviço social da cidade de Cubati-Paraíba entre os anos de 2006-2019 por meio da interlocução de professores, gestores, alunos e familiares. O interesse em realizar este trabalho partiu da preocupação em problematizar, se nesses cenários, as expectativas rebaixadas sobre o desempenho escolar de meninos e meninas beneficiários do Programa Bolsa Família foram relacionadas com sua posição de classe e atrelamento ao benefício social. Uma hipótese que parte de uma observação empírica e se torna um estudo de caso, elaborado diante das frases: “só vem pra não perder o Bolsa Família”, e “só vem pra merendar", ditas no cotidiano escolar de forma naturalizada. Na análise realizada, foi possível cartografar lutas de representações que conferem diferentes sentidos a essa premissa, que foi se complexificando em meio a redes codependentes que envolvem escola, rua, famílias, infâncias, juventudes, relações de trabalho e posições de sujeitos na cidade. Para tanto, foram selecionadas documentações - entrevistas presenciais e remotas, cartas, imagens, e questionários de livre associação - que foram lidas, do ponto de vista teórico-metodológico, correlacionando à história cultural do social a história oral, e suas contribuições para análise das culturas escolares, identidades e relações de classe, vertiginosamente problematizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.title"Só vem pra não perder o Bolsa Família”: mascas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019).pt_BR
dc.description.abstractIn this research we have as objective to problematize the student representations meant by discursive practices in circularity in the Padre Simão Fileto School, and in the social Service of the city of Cubati-Paraíba between the years 2006-2019, based on the dialogue of teachers, managers, students, and family members. The interest in doing this work came from the concern in problematizing whether in these scenarios, lowered expectations about the school performance of boys and girls who are beneficiaries of the Bolsa Família Programme were related to their class positions and entailment to the social benefit. A hypothesis that comes from an empirical observation and becomes a case study, it was elaborated in face of the phrases: “They only come to not miss the Bolsa Família”, and “They only come to eat something”, said in the school routine in a naturalized way. In the analysis carried out. it was possible to map the struggles of representations that give different meanings to this premise, which became more complex amid of codependent networks that involve school, Street, families, children, youth, work relations, and subject-positions in the city. Therefore, documentations were selected - face-to-face and remote interviews, letters, images, and free association questionnaires - which were read, from the theoretical and methodological point of view, correlating cultural history of the social to oral history, and their contributions to the analysis of school cultures, identities, and class relations, vertiginously problematized.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35498-
dc.date.accessioned2024-04-23T21:25:53Z-
dc.date.available2024-04-23-
dc.date.available2024-04-23T21:25:53Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEstigmatizaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Bolsa Famíliapt_BR
dc.subjectRepresentações docentespt_BR
dc.subjectHistória socialpt_BR
dc.subjectEscola Padre Simão Fileto - Cubati - PBpt_BR
dc.subjectCubati - PB - Serviço Socialpt_BR
dc.subjectDesempenho escolar - beneficiários - Programa Bolsa Famíliapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectHistória cultural do socialpt_BR
dc.subjectProgramas sociais e Educaçãopt_BR
dc.subjectGestores da Assistência Social - Cubati - PBpt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectStigmatizationpt_BR
dc.subjectBolsa Família Programpt_BR
dc.subjectTeaching representationspt_BR
dc.subjectSocial historypt_BR
dc.subjectPadre Simão Fileto School - Cubati - PBpt_BR
dc.subjectCubati - PB - Social Servicept_BR
dc.subjectSchool performance - beneficiaries - Bolsa Família Programpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectCultural history of socialpt_BR
dc.subjectSocial programs and educationpt_BR
dc.subjectSocial Assistance Managers - Cubati - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTELES, Rafaella de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“They onle come to not miss the Bolsa Família”: marks of depreciation and resistence in school culture (Cubati/2006-2019).pt_BR
dc.identifier.citationTELES, Rafaella de Sousa. "Só vem para não o Bolsa Família": marcas de rebaixamento e resistência na cultura escolar (Cubati/2006-2019). 2022. 179f. Tese de Doutorado (Convênio DINTER UFCG/USP) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35498pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em História - DINTER UFCG/USP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELLA DE SOUSA TELES - DOUTORADO DINTER UFCG USP CH 2022.pdfRafaella de Sousa Teles. - Doutorado DINTER UFCG USP CH 20221.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.