Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435
Title: | Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. |
Other Titles: | Teaching practice: strategies for training new citizens. |
???metadata.dc.creator???: | FERNANDES, Maria Goretti Guedes. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | DONATO, Eronides Câmara. |
Keywords: | Relatório de estágio - História;Ensino de História;Prática de ensino de História;Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG;Formação docente - História;Estágio supervisionado - História;Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB;Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB;Internship report - History;Teaching History;History teaching practice;Practical History Teaching Subject - UFCG;Teacher training - History;Supervised internship - History;Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB;Bodocongó State College - Campina Grande - PB |
Issue Date: | Jul-1997 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FERNANDES, Maria Goretti Guedes. Prática de ensino: estratégias para formar novos cidadãos. 1997. 113f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este é um trabalho realizado no final da nossa graduação, através do qual devemos apresentar um pouco do que aprendemos no decorrer do nosso curso, fazendo uma ligação das disciplinas ministradas na licenciatura com a disciplina Prática de Ensino. O nosso relatório abrange as experiências da Prática de Ensino de 1° e 2° graus. A coordenadora dessa disciplina, Profa Eronides Câmara Donato, sugeriu que trabalhássemos levando em consideração uma linha teórica e conceituai, usando um corte temporal e que também deveríamos optar por um tipo de história. Por isso procurarmos trabalhar com a História das Mentalidades, uma história cultural. Dividir o nosso relatório em três capítulos, abrangendo toda a nossa Prática de Ensino de 1° e 2° graus. Primeiramente, fizemos o planejamento, procurando mostrar sua importância e os passos que devemos seguir para conseguir um bom trabalho. Em seguida, apresentamos as nossas experiências, mostrando como planejamos, coletivamente, os conhecimentos que adquirimos com essa troca de experiências e o modo como vivenciamos em sala de aula. No terceiro momento, cada estagiária trabalhou uma determinada temática. Optamos por estudar o processo de formação dos conceitos, procurando entender como são formados e como o professor pode ajudar os seus alunos na mediação do ensino-aprendizagem. A última parte foi reservada para as considerações finais, seguidas dos anexos, bem como dos materiais de apoio utilizados em nossas aulas. |
Keywords: | Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Estágio supervisionado - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Supervised internship - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB Bodocongó State College - Campina Grande - PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35435 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Relatórios de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA GORETTI GUEDES FERNANDES - RELATÓRIO DE ESTÁGIO CH 1997..pdf | Maria Goretti Guedes Fernandes - Relatório de Estágio História CH 1997 | 13.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.