Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35248
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo fomentar uma breve discussão sobre as fragilidades da formação docente e as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) a partir das experiências vivenciadas neste, assim como as possibilidades de oposição às medidas e tendências educacionais que afetam o programa. A proposta é que através da minha experiência como pibidiana de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o conteúdo presente no questionário aplicado aos bolsistas e supervisores do programa, seja possível trabalhar pressupostos teóricos que envolvem Políticas Públicas, aprendizagem compartilhada e resistência docente. A aplicação do questionário tem como função ser um complemento da Escrita de si que faço ao decorrer do trabalho, fazendo parte da metodologia, sendo as perguntas elaboradas para que possam contribuir com a construção de relatos sobre experiências compartilhadas dentro do programa e as preocupações acerca da formação docente. Algumas das experiências consistem no intercâmbio entre Universidade e Escola Básica, oficinas pedagógicas e desenvolvimento de práticas de ensino da História nas escolas Cidadã Integral Assis Chateaubriand e a Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião Clemente, respectivamente de Campina Grande e Lagoa Seca - PB. No entanto, ao lado de experiências enriquecedoras que vivenciamos como professores no PIBID, temos um contexto político que se mostra cada vez mais ultraconservador e neoliberal, no qual possui como protagonista o desmonte da educação (TAFFAREL, NEVES, 2019). Consequentemente, uma ameaça para a formação docente, prática pedagógica e incentivo aos futuros professores. Desta forma, através da discussão presente no trabalho, podemos fazer uma reflexão mais crítica sobre nossa conjuntura atual e programas de formação, a intenção é alimentar o debate sobre a importância de políticas públicas e incentivo da prática docente, ao mesmo tempo que busco relatar as inquietudes que proporcionaram uma resistência à tentativa de decomposição do programa no ano de 2015 e 2016, mas que hoje seguem um caminho incerto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleExperiências compartilhadas no PIBID e possibilidades de resistência docente: o que acontece agora?pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35248-
dc.date.accessioned2024-03-26T17:46:35Z-
dc.date.available2024-03-26-
dc.date.available2024-03-26T17:46:35Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIDpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPIBIB - Universidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral Assis Chateaubriand - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEscola Municipal Irmão Damião Clemente - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.subjectInstitutional Scientific Initiation Scholarship Program - PIBIDpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPIBIB - Federal University of Campina Grandept_BR
dc.subjectAssis Chateaubriand Integral Citizen School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectIrmão Damião Clemente Municipal School - Lagoa Seca - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPOLICARPO, Natacha Aguiar.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExperiences shared at PIBID and possibilities for teacher resistance: what happens now?pt_BR
dc.identifier.citationPOLICARPO, Natacha Aguiar. Experiências compartilhadas no PIBID e possibilidades de resistência docente: o que acontece agora? In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 743-749. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35248pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Ensino de História e Formação Docente.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS DO PIBID- III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 10 2019.pdfExperiências compartilhadas no PIBID e possibilidades de resistência docente: o que acontece agora? - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2019206.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.