Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoApós décadas de lutas do movimento negro brasileiro, o ano de 2003 foi marco de uma grande vitória para todos os negros e negras que tiveram suas histórias e a dos seus ancestrais negligenciadas e abafadas durante séculos, tanto no meio social geral, quanto, em especial nas escolas públicas brasileiras: foi sancionada a Lei Nº10.639/2003, que instituiu o ensino da História e Cultura Afro-brasileira nos currículos e bancos escolares de nossa educação. Dezesseis anos após esse marco que efervesceu ainda mais os debates étnicos raciais, o objetivo central desse trabalho é a análise e debate da aplicação exigida por lei de conteúdos voltados ao ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, em escolas que o Programa de Educação Tutorial- PET Educação Conexão de Saberes desenvolveu atividades nos anos de 2018 e 2019. Escolas estão localizadas no bairro do José Pinheiro (Campina Grande-PB-BR), que é um bairro periférico com maioria da comunidade formada por moradores de cor preta e classe baixa. Como referencial teórico, trabalhamos especialmente com Thompson (1966) e seu conceito de “história vista de baixo”. Como fontes, trabalhamos com questionários respondidos por professores graduados em história e formadores do corpo docente das escolas, além de documentos oficiais, a exemplo da Lei 10.639/2003. Esta pesquisa nos mostrou que, mesmo dezesseis anos após a promulgação da Lei, ainda há diversas lacunas a respeito de sua aplicação efetiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleEnsino de história e cultura afro-brasileira e africana durante o ensino fundamental nas escolas públicas do bairro do José Pinheiro Campina Grande-PB.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35247-
dc.date.accessioned2024-03-26T17:43:27Z-
dc.date.available2024-03-26-
dc.date.available2024-03-26T17:43:27Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino e cultura africanapt_BR
dc.subjectEnsino de cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - ensinopt_BR
dc.subjectCultura africana - ensinopt_BR
dc.subjectBairro José Pinheiro - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEscolas estaduais - cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectAfrican teaching and culturept_BR
dc.subjectTeaching Afro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culture - teachingpt_BR
dc.subjectAfrican culture - teachingpt_BR
dc.subjectJosé Pinheiro neighborhood - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectState schools - Afro-Brazilian culturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Edvânia Da Silva.-
dc.creatorVIEIRA, Erykles Natanael de Lima.-
dc.creatorAPOLINÁRIO, Juciene Ricarte.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Afro-Brazilian and African history and culture during elementary school in public schools in the José Pinheiro Campina Grande-PB neighborhood.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Edvânia Da Silva; VIEIRA, Erykles Natanael de Lima; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana durante o ensino fundamental nas escolas públicas do bairro do José Pinheiro Campina Grande-PB. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 750-756. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35247pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Ensino de História e Formação Docente.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 10 2019.pdfEnsino de história e cultura afro-brasileira - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2019425.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.