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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35211
Title: | “As pedras do meu céu”: a construção identitária nordestina por meio do Quinteto Armorial (1970-1980). |
Other Titles: | “The stones of my sky”: the construction of northeastern identity through the Quinteto Armorial (1970-1980). |
???metadata.dc.creator???: | BARBOSA, Raquel Lima Torres. |
Keywords: | Quinteto Armorial - 1970-1980;Identidade nordestina;Movimento armorial - quinteto;Música Armorial - música - Ariano Suassuna;Ariano Suassuna - Movimento Armorial;Música armorial;Cultura popular nordestina;Instrumentos eruditos e música nordestina armorial;Marimbau - instrumento;Armorial Quintet - 1970-1980;Northeastern identity;Armorial movement - quintet;Música Armorial - music - Ariano Suassuna;Ariano Suassuna - Armorial Movement;Armorial music;Northeastern popular culture;Classical instruments and northeastern armorial music;Marimbau - instrument |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BARBOSA, Raquel Lima Torres. “As pedras do meu céu”: a construção identitária nordestina por meio do Quinteto Armorial (1970-1980). In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 678-685. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35211 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A década de 1970 – e fins da década de 1960 – se configura como um período profícuo no cenário musical brasileiro, principalmente no que se refere ao surgimento de movimentos artísticos que desaguaram em uma produção diversificada. Três grandes movimentos surgiram nesta época: o Tropicalismo, o manguebeat e o Movimento Armorial, capitaneado por Ariano Suassuna. Este Movimento artístico possui muitas vertentes, contemplando desde a literatura e teatro, até a tapeçaria, arquitetura e, inclusive, a música. A Música Armorial perpassaria alguns projetos até que, por fim, se concentraria no Quinteto Armorial, grupo que viria a se aproximar do que pretendia Suassuna com seu Movimento e sua estética armorial. Este grupo procurava utilizar instrumentos da Música Erudita na criação de uma Música estritamente popular e regional, compondo um diálogo com os cantadores nordestinos. Desta forma, utilizava tanto instrumentos eruditos, tais quais o violão, o violino e a flauta transversal, como instrumentos comumente ligados à cultura popular nordestina, a exemplo da rabeca, da viola sertaneja, do pífano e dos instrumentos de percussão, com destaque para o marimbau. Este último, inventado no Nordeste nessa mesma época e surgido a partir do berimbau de lata, possuía notas tão singulares e incorporava, consequentemente, unicidade às composições do Quinteto, favorecendo o surgimento de um estilo singular e original que congregava o clássico e o popular. Suas composições não possuem letras, sendo assim, o som e harmonização dos instrumentos podem ser ainda mais profundamente sentidos e degustados. O Quinteto Armorial era composto por músicos reconhecidos na cidade do Recife e que já dispunham de contato com a música erudita, seja por experiência prévia com esse tipo de música – pela formação acadêmica, por exemplo – seja por gosto pessoal e que, por isso, foram convidados por Ariano Suassuna para integrarem o grupo. O Quinteto Armorial – e o Movimento Armorial como um todo – reproduziam uma Arte com elementos tradicionais e populares, tanto europeus quanto brasileiros, a fim de buscar uma restauração e valorização das manifestações artísticas que já não dispunham da força que outrora possuíam. Buscavam, sobretudo, criar uma Arte Erudita com a assimilação de elementos populares de nossa cultura. Para abordar este tema, foi utilizado como fonte primária a fonte oral por meio das entrevistas com integrantes do grupo musical, apoiando-se no suporte teórico de identidade nacional discutida por Stuart Hall. |
Keywords: | Quinteto Armorial - 1970-1980 Identidade nordestina Movimento armorial - quinteto Música Armorial - música - Ariano Suassuna Ariano Suassuna - Movimento Armorial Música armorial Cultura popular nordestina Instrumentos eruditos e música nordestina armorial Marimbau - instrumento Armorial Quintet - 1970-1980 Northeastern identity Armorial movement - quintet Música Armorial - music - Ariano Suassuna Ariano Suassuna - Armorial Movement Armorial music Northeastern popular culture Classical instruments and northeastern armorial music Marimbau - instrument |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35211 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 09: História Cultural das Práticas Educativas. |
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AS PEDRAS DO MEU CÉU - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2019.pdf | “As pedras do meu céu”: a construção identitária nordestina por meio do Quinteto Armorial (1970-1980). - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2019 | 301.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
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