Grupo de Trabalho 16: Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial: Diferentes Fontes Históricas e Diálogos Interdisciplinares.
Collection home page
Coordenadores do GT 16:
Maria Liège Freitas Ferreira - UFCG
Emanuel Oliveira Braga - UPHAN-UFPE
Na atualidade, uma das questões cruciais para a valorização das diferentes identidades e
etnicidades é o despetar para pesquisas sobre a memória, história e recuperação dos elementos
culturais dos grupos que vivenciam suas experiências em diferentes sociedades e se perpetuam
no tempo através do que denominamos de Patrimônio Cultural seja material ou imaterial. Este
grupo de trabalho abre um espaço de discussões sobre as experiências de pesquisas e ações que
envolvem o patrimônio cultural e a educação patrimonial que são também fontes para a escrita
da história local e regional. Queremos receber propostas de trabalhos que possibilitem abrir
discussões sobre memória, patrimônio cultural e educação patrimonial dialogando de forma
interdisciplinar com pesquisadores dos campos da antropologia, educação, arquitetura, letras,
geografia e demais ciências que contribuem para a escrita de histórias étnica, comunitária, local,
regional assim como os que também atuam no campo da educação patrimonial.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 7 of 7
Issue Date | Title | Author(s) |
2019 | Museu Vivo do Nordeste: uma riqueza cultural no fundo do quintal. | SOUZA, Francinilda Rufino de. |
2019 | Itabaiana: uma análise dos efeitos da carência de conscientização patrimonial como ameaça à memória edificada. | PEREIRA, Charles Andrade.; RÉGIS, Nycole de Araujo. |
2019 | Educação patrimonial e lugares de memória no bairro José Pinheiro em Campina Grande - Paraíba. | CARVALHO, Erik Carlos Monte de.; SOUSA, Yona Kaluaná Ferreira de. |
2019 | Patrimônio e identidade: a conservação histórica da cidade de Goiana-PE através do memorialista Luís Gomes. | ALC NTARA, Matheus Henrique da Silva.; GONDIM, Vitória Olimpia Albertini. |
2019 | A manutenção da tradição carnavalesca do Bairro de José Pinheiro e sua importância para o patrimônio imaterial da cidade: um estudo sobre a Escola de Samba Bambas do Ritmo. | LIMA, Luísa Nunes Mendonça de.; LIMA NETO, José Acácio Pessoa de.; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. |
2019 | A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino. | SOUZA, Beatriz Macedo de.; SILVA, Anderson Ramon Milanez da.; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. |
2019 | A criação do sistema carcerário pernambucano e suas implicações na ressignificação do patrimônio histórico do estado. | NOGUEIRA, Romero da Silva. |
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 7 of 7