Grupo de Trabalho 06: Metodologia da História Oral: Usos e Desafios no Ofício do Historiador. Collection home page

Logo
Coordenadores do GT 06:

Keila Queiroz e Silva - UFCG

Giuseppe Roncali Ponce Leon de Oliveira - UFCG

As identidades dos(as) historiadores(as) têm passado por profundas mutações paradigmáticas. O final do século XX foi um divisor de águas na ampliação das possibilidades temáticas, teórico-metodológicas e das fontes históricas, bem como de seus usos. O ofício do historiador, tanto na perspectiva da nova história social, quanto da nova história cultural tem sido reconfigurado e colocado em cheque o desejo de verdade dos fatos históricos, herdeiro de uma tradição historiográfica positivista. Nessa perspectiva, a subjetividade das narrativas históricas têm sido cada vez mais evidenciada nas trajetórias dos novos pesquisadores. Isso justifica a ampliação do conceito de fontes históricas, para além das documentações escritas oficiais, uma vez que nem estas trazem à tona a verdade dos fatos históricos. A produção do conhecimento histórico do final do século XX para a atualidade tem rompido com a hierarquização das fontes históricas. Neste cenário de ampliação destas, as fontes orais que foram tradicionalmente utilizadas pelos antropólogos passam a adquirir legitimidade na trajetória de pesquisa dos historiadores. A expansão das pesquisas sobre as minorias sociais, a história local e a história do tempo presente tem colocado os historiadores diante do desafio de utilizar a oralidade como fontes, dando a sua devida legitimidade em suas produções científicas resultantes das entrevistas. São novos e instigantes desafios que dão visibilidade e escuta aos narradores e provocam a interculturalidade entre pesquisadores e pesquisados, desihierarquizando os sujeitos e as fontes.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 4 of 4
Issue DateTitleAuthor(s)
2019Com dois te botaram, com três eu te tiro: tradição e oralidade das irmãs rezadeiras Júlia Bezerra (Júlia Neco) e Maria Santina (Noquinha).SOUSA, Ivo Fernandes de.
2019Precarização do trabalho: empresa de Call center em Campina Grande uma análise dos prejuízos à saúde do proletariado de serviços.SOUTO, Gabriel De Araujo.; SILVA, Valtyana Kelly da.
2019Carnaval e liberdade: um estudo sobre a história de formação da escola de Samba Unidos da Liberdade (1974).LIMA, Priscylla Laryssa da Silva.; SILVA, Keila Queiroz e.
2019A relevância da história oral para dar voz aos sujeitos excluídos da história oficial.NÓBREGA, Afrânio de Medeiros.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 4 of 4