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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35057
Title: | Refletindo sobre o direito e o avesso: o corpo e a diferença em uma crônica de Rachel de Queiroz. |
Other Titles: | Reflecting on right and wrong: the body and difference in a chronicle by Rachel de Queiroz. |
???metadata.dc.creator???: | GONÇALVES, Francysco Pablo Feitosa. FEITOSA, Maria Eneida. |
Keywords: | Rachel de Queiroz - Crônica;Crônica e História;Crônica como fonte histórica;Literatura brasileira - crônica;Direito;Avesso;Corpo e identidade;Corpo e literatura;Rachel de Queiroz - Chronicle;Chronicle and History;Chronicle as a historical source;Brazilian literature - chronicle;Right;Inside Out;Body and identity;Body and literature |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GONÇALVES, Francysco Pablo Feitosa; FEITOSA, Maria Eneida. Refletindo sobre o direito e o avesso: o corpo e a diferença em uma crônica de Rachel de Queiroz. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35057 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho tenta identificar elementos para uma sociologia do corpo em Rachel de Queiroz, de toda a sua obra foi selecionada a crônica “Direito eAvesso”, na qual a autora discorre sobre como as pessoas se comportam em relação aos estigmas que seus corpos apresentam. O trabalho toma como pressuposto que as obras literárias contêm, invariavelmente, um conteúdo histórico-cultural e possuem uma capacidade de diálogo com aspectos da sociedade que a envolve e que proporciona o seu surgimento. Nenhum texto provêm do vácuo social ou nele é proferido, e nessa perspectiva, a crônica, em especial, é um gênero permeado por fatos do cotidiano, além disso, a obra de Rachel é especialmente rica em referências às questões sociais e pontuada pela análise psicológica de suas personagens. Em “Direito e avesso” a narração em primeira pessoa parece sugerir ao leitor que as pessoas e situações ali descritas realmente existiram ou poderiam ter existido, essa sugestão é apropriada para permitir a releitura da crônica em questão, refletindo sobre os fatos narrados por Rachel em um diálogo algo sincrético com outros autores que também discorreram sobre os corpos e seus significados, dentre os quais mencionamos ErvingGoffman e David Le Breton. A partir destas releituras o trabalho procura refletir sobre como o corpo é o que delimita o indivíduo do grupo, e acaba sendo o local e o tempo da identidade, o corpo acaba sendo, portanto, onde o social se faz pessoa. Apropriando-se da terminologia empregada por Rachel, o trabalho procura refletir também sobre como os corpos podem ser interpretados como direitos e avessos, de acordo com o quão aparentes são as marcas que representam o desacreditamento. Por corpos avessos, portanto, são compreendidos, sobretudo, aqueles que possuem algum estigma aparente, uma marca que é interpretada como um “desvio” à norma e que desacredita o seu possuidor. |
Keywords: | Rachel de Queiroz - Crônica Crônica e História Crônica como fonte histórica Literatura brasileira - crônica Direito Avesso Corpo e identidade Corpo e literatura Rachel de Queiroz - Chronicle Chronicle and History Chronicle as a historical source Brazilian literature - chronicle Right Inside Out Body and identity Body and literature |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35057 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. |
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REFLETINDO SOBRE O DIREITO E O AVESSO - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 12 2011.pdf | Refletindo sobre o direito e o avesso - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 12 2011. | 115.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
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