Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35007
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente livro tem como objetivo observar o efeito do material didático no desenvolvimento de ideias matemáticas trabalhadas na forma de experimentos, num Museu Vivo de Ciência e Tecnologia. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de ALMEIDA (1997), PEREIRA (2007) e FALCÃO (2009), que falam sobre o uso dos museus como ambientes que podem propiciar a aprendizagem e também nos fundamentamos em NACARATO (2005), LORENZATO (2006), AGUIAR (1999), TURRIONI (2004), FIORENTINI E MIORIM (1990), dentre outros que exploram o uso de material didático e do laboratório de ensino de matemática em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado no laboratório de matemática em um museu público do Estado da Paraíba, onde trabalhamos com atividades experimentais de matemática e observamos turmas do 6º e 9º ano do ensino fundamental, de várias escolas municipais. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso do material didático, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdos, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino-aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno. Identificamos que seu uso pode mediar o desenvolvimento de ideias de conteúdos e, ao mesmo tempo, tem também a função de diagnosticar algumas lacunas e dificuldades apresentadas pelo aluno. Ao apresentar situações de ensino nas quais o material didático de manipulação se faz presente, discutiremos como desencadear a formação de ideias matemáticas no educando, tendo o professor como mediador desse processo. Ao observar as diferentes atividades desenvolvidas no museu chegamos à conclusão que é possível ter diferentes concepções de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) em um museu, e que essas concepções dependem da proposta do projeto que se deseja desenvolver no museu e da formação das pessoas que irão atuar no projeto. Um outro resultado observado foi o envolvimento dos alunos na maioria dos experimentos desenvolvidos e em trabalhos de grupos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemática.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqMuseologia.pt_BR
dc.titleLaboratório de matemática no museu: usos e perspectivas.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35007-
dc.date.accessioned2024-03-11T15:17:01Z-
dc.date.available2024-03-11-
dc.date.available2024-03-11T15:17:01Z-
dc.typeLivropt_BR
dc.subjectLaboratório de matemáticapt_BR
dc.subjectMuseu e educaçãopt_BR
dc.subjectMatemática no museupt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectLaboratório de ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMuseu Vivo de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.subjectMaterial didático - ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectRecursos didáticos - ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMath Labpt_BR
dc.subjectMuseum and educationpt_BR
dc.subjectMathematics in the museumpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectManipulable materialspt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics Teaching Laboratorypt_BR
dc.subjectLiving Museum of Science and Technologypt_BR
dc.subjectDidactic material - mathematics teachingpt_BR
dc.subjectTeaching resources - mathematics teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.-
dc.creatorBRITO, Leonardo Lira de.-
dc.creatorANDRADE, Silvanio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematics laboratory at the museum: uses and perspectives.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo (organizadora); BRITO, Leonardo Lira de; ANDRADE, Silvanio de. Laboratório de matemática no museu: usos e perspectivas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-278-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35007pt_BR
Appears in Collections:Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO MUSEU - E-BOOK EDUFCG 2024.pdfLaboratório de matemática no museu: usos e perspectivas. - E-book Edufcg 20242.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.