Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35007
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O presente livro tem como objetivo observar o efeito do material didático no desenvolvimento de ideias matemáticas trabalhadas na forma de experimentos, num Museu Vivo de Ciência e Tecnologia. Fundamentamos este trabalho em pesquisas de ALMEIDA (1997), PEREIRA (2007) e FALCÃO (2009), que falam sobre o uso dos museus como ambientes que podem propiciar a aprendizagem e também nos fundamentamos em NACARATO (2005), LORENZATO (2006), AGUIAR (1999), TURRIONI (2004), FIORENTINI E MIORIM (1990), dentre outros que exploram o uso de material didático e do laboratório de ensino de matemática em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa. O trabalho de campo foi realizado no laboratório de matemática em um museu público do Estado da Paraíba, onde trabalhamos com atividades experimentais de matemática e observamos turmas do 6º e 9º ano do ensino fundamental, de várias escolas municipais. Ao pesquisar as concepções de vários autores sobre o tema, identificamos algumas limitações de ordem direta quanto ao uso do material didático, de que não podemos usá-lo em todas as aulas ou conteúdos, e de ordem indireta, como a exigência de um tempo maior de planejamento e elaboração de recursos para a sua utilização em sala de aula. Em relação às possibilidades, destacamos a socialização no trabalho em grupo, de um aluno mais atuante e reflexivo em relação ao ensino-aprendizagem da matemática e uma participação mais ativa na relação professor-aluno. Identificamos que seu uso pode mediar o desenvolvimento de ideias de conteúdos e, ao mesmo tempo, tem também a função de diagnosticar algumas lacunas e dificuldades apresentadas pelo aluno. Ao apresentar situações de ensino nas quais o material didático de manipulação se faz presente, discutiremos como desencadear a formação de ideias matemáticas no educando, tendo o professor como mediador desse processo. Ao observar as diferentes atividades desenvolvidas no museu chegamos à conclusão que é possível ter diferentes concepções de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) em um museu, e que essas concepções dependem da proposta do projeto que se deseja desenvolver no museu e da formação das pessoas que irão atuar no projeto. Um outro resultado observado foi o envolvimento dos alunos na maioria dos experimentos desenvolvidos e em trabalhos de grupos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Museologia. | pt_BR |
dc.title | Laboratório de matemática no museu: usos e perspectivas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35007 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T15:17:01Z | - |
dc.date.available | 2024-03-11 | - |
dc.date.available | 2024-03-11T15:17:01Z | - |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de matemática | pt_BR |
dc.subject | Museu e educação | pt_BR |
dc.subject | Matemática no museu | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Materiais manipuláveis | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Museu Vivo de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Material didático - ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos - ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Math Lab | pt_BR |
dc.subject | Museum and education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics in the museum | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Manipulable materials | pt_BR |
dc.subject | Teaching mathematics | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Teaching Laboratory | pt_BR |
dc.subject | Living Museum of Science and Technology | pt_BR |
dc.subject | Didactic material - mathematics teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching resources - mathematics teaching | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. | - |
dc.creator | BRITO, Leonardo Lira de. | - |
dc.creator | ANDRADE, Silvanio de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics laboratory at the museum: uses and perspectives. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo (organizadora); BRITO, Leonardo Lira de; ANDRADE, Silvanio de. Laboratório de matemática no museu: usos e perspectivas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-278-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35007 | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO MUSEU - E-BOOK EDUFCG 2024.pdf | Laboratório de matemática no museu: usos e perspectivas. - E-book Edufcg 2024 | 2.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.