Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O ebook que agora apresentamos à comunidade universitária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e também à sociedade em geral pretende, como um dos seus objetivos principais, apresentar um material bibliográfico consistente, tratando seja de aporte conceitual seja da abordagem metodológica e que, assim, possa contribuir para ambos os âmbitos a que nos referimos acima. Este ebook também pretende, como outro de seus objetivos, dar visibilidade à produção científica que se desenvolve no Programa de Pós-Graduação (PPG) Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), núcleo UFCG, o qual iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, tem contribuído com a formação em nível strictu senso das professoras e dos professores de Filosofia do estado da Paraíba e de outros estados da federação brasileira, bem como, tem produzido regularmente investigações, publicações e eventos que, assim, se somam ao movimento de atividades análogas que têm se desenvolvido nos demais 24 Núcleos que constituem a Rede que formam o PROF-FILO como um PPG em Rede. Nas páginas que constituem a presente obra, a leitora e o leitor conhecerão uma fração dos resultados da vida acadêmica das/os estudantes e dos professores do PROF-FILO UFCG. O ebook é tecido com textos produzidos por estudantes que estão no seu primeiro ano de atividades no nosso PPG e também por estudantes veteranos/as. Textos escritos por estudantes egressos também fazem parte desta coletânea. Outra parte do ebook oferece as discussões filosóficas e/ou metodológicas elaboradas pelos professores do corpo docente permanente do Programa, em cujos textos se mesclam suas experiências no magistério com as suas inquietações eminentemente conceituais. A terceira parte que compõem o ebook diz respeito aos textos construídos por docentes de outros Núcleos do PROF-FILO, cuja presença reitera a perspectiva de interação institucional que marca a identidade deste Programa em Rede, que desde sua fundação tem interligado e colocado em diálogos profissionais e instituições das cinco regiões geopolíticas do Brasil. Nosso ebook manifesta, pois, uma parte de sua rede de interações entre pessoas e entre instituições. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Filosofia. Educação. | pt_BR |
dc.title | O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T10:35:50Z | - |
dc.date.available | 2024-03-11 | - |
dc.date.available | 2024-03-11T10:35:50Z | - |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação filosófica | pt_BR |
dc.subject | PROF-FILO - Pós-Graduação em Filosofia - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Análise bibliométrica - dissertações PROF-FILO UFCG | pt_BR |
dc.subject | Professores de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Atividades docentes - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Prática docente - professores de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Mitos africanos | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica reicoueiriana | pt_BR |
dc.subject | Paul Ricoeur - identidade | pt_BR |
dc.subject | Jacques Rancière | pt_BR |
dc.subject | Educação para a emancipação | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da razão vital | pt_BR |
dc.subject | Pandemia e práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Sócrates | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo e ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Docência e aulas de filosofia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CARVALHO, Flávio de. | - |
dc.creator | SILVA, Luciano da. | - |
dc.creator | RONDON, Roberto. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching of Philosophy between epistemological, political and pedagogical problems and discussions. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Flávio de; SILVA, Luciano da; RONDON, Roberto (organizadores). O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. Campina Grande: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-279-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005 | pt_BR |
Appears in Collections: | Livros e E-books - Editora da UFCG - Edufcg |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DE FILOSOFIA - E-BOOK EDUFCG 2024.pdf | Ensino de Filosofia - E-BOOK EDUFCG 2024 | 1.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.