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dc.creator.IDSILVA, M. M.pt_BR
dc.creator.IDSILVA, M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3788067154018079pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Williany Miranda da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044907035446244pt_BR
dc.contributor.referee1XAVIER, Manassés Morais.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Tânia Maria Augusto.-
dc.description.resumoO ensino remoto, em função da situação pandêmica, que assombrou toda sociedade e exigiu a atuação do professor nesse ambiente, através das atividades síncronas e assíncronas, propiciou que a mediação digital, na área educacional, passasse a emergir na contemporaneidade, após e durante tal período. Diante disso, o tema em foco pretende discutir a atuação que professores da Rede Estadual e Municipal possuem após vivenciarem o contexto remoto e migrarem para o ambiente presencial ou semipresencial. A análise dos discursos dos professores é importante para a compreensão do seu trabalho, em relação a sua atuação docente e a representação que constrói de si; por essa razão, ancoramo-nos na teoria das modalizações, Bulea e Bronckart (2017 ) a fim de traduzir, por meio de quaisquer vozes enunciativas, Bronckart (1999), os diversos comentários, análises e avaliações produzidas acerca de alguns elementos do conteúdo temático. Valorizando o contexto apresentado, esta pesquisa tem como pergunta norteadora: a partir da migração do ensino remoto emergencial para o (novo) ensino presencial, que representação profissional é desvelada por professores de Matemática e Língua Inglesa, em sua atuação docente, no Ensino Fundamental e Médio? Para responder essa pergunta, foi elencado como objetivo geral: contribuir com o estudo sobre representação profissional, em especial, na atuação docente em contextos de ensino diferenciados, do remoto para a volta ao presencial. Como objetivos específicos, os seguintes: a) identificar a representação profissional de professores de Matemática e Língua Inglesa nos contextos de ensino (remoto e presencial); e b) reconhecer e analisar a modalização na organização discursiva dos professores como fator de influência para uma concepção de representação profissional. Metodologicamente, esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Considerando o discurso da atuação docente em ambientes virtuais e presenciais e a sua representação para o professor, no contexto de migração (online para o presencial), foi usado como instrumento de geração de dados uma entrevista semiestruturada, com dois professores da rede estadual e municipal de ensino, do estado da Paraíba, no período de fevereiro de 2023, com o intuito de verificar sua atuação docente, após a vivência do ensino remoto e retorno para o presencial, envolvendo aspectos do planejamento, uso de materiais e como o contexto anterior (online) influenciou ou permitiu influenciar esse retorno. Os resultados apontam que as representações dos professores são construídas e modificadas dentro dos contextos diferenciados de ensino e que as modalizações pragmáticas, lógicas e deônticas são muito usadas pelos colaboradores para descrever, refletir, analisar e julgar as dificuldades de sua atuação nos contextos de ensino ora no modelo online, ora no presencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleRepresentações da atuação docente em contextos diferentes de ensino: do remoto ao (novo) presencial.pt_BR
dc.date.issued2023-10-23-
dc.description.abstractRemote teaching, due to the pandemic situation, which haunted the whole society and demanded teaching performance in this environment through synchronous and asynchronous activities, allowed that digital mediation in the educational system began to emerge in contemporary times, after and during that period. Therefore, the topic in focus intends to discuss the performance of teachers from the State and Municipal network after experiencing the remote context and migrating to the in-person or blended environment. The analysis of teacher’s speeches is important to understand their work in relation to their teaching performance and the representation about what they build on themselves; because of this, we have anchored ourselves in the modalization theory, Bulea and Bronckart (2012), in order to translate, through any enunciative voices, Bronckart (1999), diverse commentaries, analyzes, and evaluations produced about some elements of the thematic content. Valuing the context, this research has a guiding question: from the migration of emergency remote education to the (new) face teaching, what professional representation is unveiled by Mathematics and English teachers, in their teaching performance, in Elementary and High School? In order to answer this question, it was listed as a general objective: contribute to the study of professional representation, especially in teaching in different teaching contexts, from remote to back to face teaching. As specific objectives, the ones that follow: a) to identify the professional representation of Mathematics and English teachers in the teaching contexts (remote and face teaching); and b) recognize and analyze the modalization in the organization of the teaching discourse as a factor of influence for a conception of professional representation. Methodologically, this research had a qualitative approach. Considering the discourse of teaching in virtual and face-to-face environments and its representation to the teacher have of such activities, in the context of migration (from online to face teaching), it was used as tool to generate data a semi-structured interview with two teachers from state and municipal networks from Paraíba state, in the period from February 2023, in order to verify their teaching performance after experiencing remote teaching and going back to in-person classroom, involving aspects of planning, use of materials, and how the previous context (online) has influenced or allowed to influence this return. Results point that teachers’ representations are built and modified within different teaching contexts and pragmatic, logical, and deontic modalizations are greatly used by the collaborators to describe, reflect, analyze, and judge the difficulties of their performance in either the online or classroom setting.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34991-
dc.date.accessioned2024-03-08T13:13:49Z-
dc.date.available2024-03-08-
dc.date.available2024-03-08T13:13:49Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.subjectRepresentação profissionalpt_BR
dc.subjectInteracionismo Sociodiscursivopt_BR
dc.subjectMecanismos enunciativospt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectTeaching performancept_BR
dc.subjectProfessional representationpt_BR
dc.subjectSociodiscursive interactionismpt_BR
dc.subjectEnunciative mechanismspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Marcos Marques.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRepresentations of teaching performance in different teaching contexts: from remote to (new) face-to-face.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Marques. Representações da atuação docente em contextos diferentes de ensino: do remoto ao (novo) presencial. 2023 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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