Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34982
Title: | O ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental. |
Other Titles: | History teaching and social subjects: analyzes of teacher training in the face of cinematographic resources as a documentary source. |
???metadata.dc.creator???: | AM NCIO, Karina Maria de Lima. ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
Keywords: | Ensino de História;Cinema e ensino de História;Recurso cinematográfico - ensino de História;Cinema como fonte documental;Fonte documental - cinema;Cinema como fonte histórica;Formação de professores - História;Cultura afro-brasileira - cinema;Negros - representação no cinema;Teaching History;Cinema and History teaching;Cinematic resource - History teaching;Cinema as a documentary source;Documentary source - cinema;Cinema as a historical source;Teacher training - History;Afro-Brazilian culture - cinema;Blacks - representation in cinema |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | AM NCIO, Karina Maria de Lima; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. O ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34982 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Considerando a grande relevância dada à temática da formação de professores na atualidade e a utilização de recursos que o auxiliem nesse processo com o tema proposto, pretendemos suprir as falhas e saber como este assunto é abordado na escola, desde a formação do professor, durante sua graduação, em sua formação continuada, até como isso repercute em sala de aula, quando o professor passa a atuar, de maneira a respingar o que lhe foi passado e compreendido durante sua formação. O ambiente escolar necessita deste olhar diante das mudanças ocorridas no currículo escolar e contemplando a diversidade étnica, social, política e econômica existente na escola. Dentre os aspectos metodológicos foram utilizados análise do conteúdo de cinema, que aborda temáticas sobre o negro (a) procurando perceber como neles esse assunto é abordado e como auxilia o professor em seu processo de formação. Dentro desta perspectiva o objetivo da pesquisa é discutir a formação do professor de história na atualidade, a diversidade cultural existente e os recursos utilizados por ele em seu cotidiano como fontes documentais e no caso trabalhado o cinema, tomando por norte em especial a cultura afro-brasileira. |
Keywords: | Ensino de História Cinema e ensino de História Recurso cinematográfico - ensino de História Cinema como fonte documental Fonte documental - cinema Cinema como fonte histórica Formação de professores - História Cultura afro-brasileira - cinema Negros - representação no cinema Teaching History Cinema and History teaching Cinematic resource - History teaching Cinema as a documentary source Documentary source - cinema Cinema as a historical source Teacher training - History Afro-Brazilian culture - cinema Blacks - representation in cinema |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34982 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE HISTÓRIA E OS SUJEITOS SOCIAIS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | O ensino de história e os sujeitos sociais: análises da formação docente diante do recurso cinematográfico como fonte documental. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 2011 | 113 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.