Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34975
Title: | Entre textos e imagens: representações sobre os povos indígenas no livro didático de história. |
Other Titles: | Between texts and images: representations of indigenous peoples in history textbooks. |
???metadata.dc.creator???: | FARIAS, Rosineide Alves de. FONTES, Welton Souto. |
Keywords: | Livro didático de História;Povos indígenas - livro didático de História;Representações povos indígenas - livro didático;Identidade indígena;Indígenas;Povos originários - Brasil;Índios - livro didático;Ensino de História - livro didático;History textbook;Indigenous peoples - History textbook;Representations of indigenous peoples - textbook;Indigenous identity;Indigenous;Original peoples - Brazil;Indians - textbook;Teaching History - textbook |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FARIAS, Rosineide Alves de; FONTES, Welton Souto. Entre textos e imagens: representações sobre os povos indígenas no livro didático de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34975 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Presente em quase todas as aulas de História como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Livro Didático é o grande companheiro de professores e alunos, com este se mantém uma relação de aproximação e afastamento durante todo o ano letivo. Segundo Bittencourt (2009), não apenas o conteúdo curricular dos livros didáticos de História deve ser minuciosamente analisado pelos educadores/historiadores, mas também os discursos presentes nas imagens e nos textos, sobretudo, para identificar a manutenção de estereótipos. Objetivamos pensar sobre como é gestada a representação sobre os povos indígenas nos livros didáticos de História, tornando inteligível como a identidade também é construída no espaço escolar e de como o livro didático contribui nesse processo. Partimos do pressuposto de que a identidade é construída a partir daquilo que é similar, reconhecível, mas que também depende daquilo que é estranho e diferente para se contrastar. Para tanto, elencamos em nosso artigo a necessidade de trabalhar a questão da “diferença”, não para aboli-la, mas para entendê-la e desnaturalizar as verdades. A nossa discussão teve como ponto de partida o conceito de civilização gerado com o etnocentrismo europeu sobre as nossas sociedades indígenas, assunto geralmente apresentado nos conteúdos do 7º Ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, buscamos analisar as representações sobre os povos indígenas e de como o “diferente”, sob a perspectiva civilizatória imposta pelos europeus, ainda se mantém presente nos manuais de História, perpetuando uma relação de distanciamento. Para isso, analisamos um dos exemplares de maior aceitação nas escolas públicas e privadas do Brasil, buscando perceber como os autores trabalham a questão da “diferença” entre índios e europeus, destacando assim, o Livro Didático como fonte de pesquisa. Com essa leitura, propomos a reflexão sobre a identidade, mas também, sobre o papel do educador e a sua difícil tarefa entre intervir ou reproduzir. Entre contribuir para a formação de cidadãos que reconheçam a importância dos povos indígenas para a constituição do que somos, ou para reproduzir ideais preconceituosos e de distanciamento. |
Keywords: | Livro didático de História Povos indígenas - livro didático de História Representações povos indígenas - livro didático Identidade indígena Indígenas Povos originários - Brasil Índios - livro didático Ensino de História - livro didático History textbook Indigenous peoples - History textbook Representations of indigenous peoples - textbook Indigenous identity Indigenous Original peoples - Brazil Indians - textbook Teaching History - textbook |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34975 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENTRE TEXTOS E IMAGENS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | Entre textos e imagens: representações sobre os povos indígenas no livro didático de história. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2011 | 256.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.