Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974
Title: | Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. |
Other Titles: | Historical sources and the production of etopoetic knowledge. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Thuca kércia Morais de. PEREIRA, Auricélia Lopes. |
Keywords: | Fontes históricas;Subjetividade;Saber etopoético;Extensão universitária;Projeto de extensão Subjetividade, Adolescência e Ética;Escola Municipal Raimundo Asfora - Seridó - PB;Ética de si;Historical sources;Subjectivity;Etopoetic knowledge;University Extension;Subjectivity, Adolescence and Ethics extension project;Raimundo Asfora Municipal School - Seridó - PB;Ethics of self |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Thuca kércia Morais de; PEREIRA, Auricélia Lopes. Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este texto tem como finalidade discutir a utilização de fontes históricas na produção de diferenças, a partir do exercício da educação, no êthos do sujeito, ou seja, na sua maneira de ser, na forma como conduz sua existência. Temos como base as experiências do programa de extensão “Subjetividade, Adolescência e Ética” desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Asfora, na cidade de Seridó – PB, realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual da Paraíba (PROEAC/UEPB). Além de fontes como músicas, filmes, etc. procuramos ter, como pressuposto de nossas práticas, textos da filosofia helenística Nesse sentido, as fontes servem não ao passado, pois não objetiva resgatá-lo, mas sim ao presente, pois visa, principalmente, à produção de subjetividade na vida do indivíduo, bem como à modificação da sua relação com os afetos, com os desejos, tornando possível à construção de uma nova ética de si. No desenvolver de nossas atividades, procuramos proporcionar aos jovens atendidos a construção de um saber que possa ir além da apreensão dos conteúdos disciplinares impostos pela Instituição de Ensino. O que propomos é o alargamento do saber etopoético, aquele saber que serve à vida, que pode ser usado na luta contra os problemas que abalam a estabilidade do sujeito. Segundo Foucault (2004), quando o conhecimento tem uma forma, quando funciona de tal maneira que é chamado a produzir o êthos, então ele é útil. Procuramos fazer uma abordagem acerca da possibilidade de fazer com que o uso dessas fontes atue no processo de desconstrução do ser, na modificação de suas práticas, onde o objetivo emergente é tornar viável ao sujeito o desenvolvimento de novas formas de conduzir sua existência. |
Keywords: | Fontes históricas Subjetividade Saber etopoético Extensão universitária Projeto de extensão Subjetividade, Adolescência e Ética Escola Municipal Raimundo Asfora - Seridó - PB Ética de si Historical sources Subjectivity Etopoetic knowledge University Extension Subjectivity, Adolescence and Ethics extension project Raimundo Asfora Municipal School - Seridó - PB Ethics of self |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34974 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FONTES HISTÓRICAS E A PRODUÇÃO DE UM SABER - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | Fontes históricas e a produção de um saber etopoético. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 2011 | 95.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.