Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNeste artigo temos a pretensão de analisar uma experiência de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial (PET – História – UFCG) no ano de 2011, direcionada para alunos de escolas públicas da cidade de Campina Grande-PB. Cuja finalidade estava direcionada para problematizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), priorizando à área das “Ciências Humanas e suas tecnologias”. Especialmente, questões referentes às seguintes Competências e Habilidades: “Compreender os elementos culturais que constituem as identidades” e “Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade”. A partir dessas preocupações discutiremos as novas tendências exigidas em sala de aula para preparação do aluno que se submeterá a nova avaliação (Novo ENEM) para o ingresso em uma instituição de ensino superior. Partindo de um pressuposto de que os conceitos de “identidade” e “cidadania” foram construídos historicamente e ressignificados socialmente, buscaremos pensar de que forma a nova proposta do ENEM vai interferir no modelo tradicional do ensino de História e como essas novas maneiras de trabalhar a História em sala de aula chegam até as escolas públicas. Para fundamentar nossas análises dialogamos com alguns autores, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, para pensar as questões de identidade, José Murilo de Carvalho, para problematizar os caminhos que a noção e a prática da cidadania percorreu, no Brasil, ainda utilizaremos a obra Saberes e competências que é uma reunião de artigos de pesquisadores da temática relacionada à avaliação por competências, além do artigo Mudança social, Ciências Humanas e Enem do autor Raul Borges Guimarães. Assim, buscaremos associar as questões historiográficas e, até certo ponto, dialogando com autores teóricos, junto com as abordagens do Novo ENEM ligando-os com as competências propostas. Pensando até que ponto essas propostas alcançam seus objetivos indicados nas Matrizes de Referências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972-
dc.date.accessioned2024-03-07T21:11:13Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T21:11:13Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio - ENEMpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCiências humanas e suas tecnologias - ENEMpt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Tutorial - História UFCGpt_BR
dc.subjectPET História UFCGpt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectNational High School Examination - ENEMpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHuman sciences and their technologies - ENEMpt_BR
dc.subjectTutorial Education Program - UFCG Historypt_BR
dc.subjectPET History UFCGpt_BR
dc.subjectUniversity Extensionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Janaína Leandro.-
dc.creatorFERREIRA, Jaqueline Leandro.-
dc.creatorNASCIMENTO, Regina Coelli do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeENEM and the human sciences and their technologies: new sensibilities for thinking about History teaching.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Janaína Leandro; FERREIRA, Jaqueline Leandro; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34972pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENEM E AS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011 (1).pdfENEM e as ciências humanas e suas tecnologias: novas sensibilidades para pensar o ensino de História. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 2011100.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.