Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970
Title: | ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. |
Other Titles: | ENEM and the human sciences: new approaches to teaching History. |
???metadata.dc.creator???: | MARACAJÁ, Emmanuela de Lima. ANDRADE, Priscila Gusmão. NASCIMENTO, Regina Coelli do. |
Keywords: | Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM;Ensino de História;Ciências humanas no ENEM;História - ENEM;PET História - UFCG;Programa de Educação Tutorial - História UFCG;Extensão universitária;National High School Examination - ENEM;Teaching History;Human sciences at ENEM;History - ENEM;PET History - UFCG;Tutorial Education Program - UFCG History;University Extension |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MARACAJÁ, Emmanuela de Lima; ANDRADE, Priscila Gusmão; NASCIMENTO, Regina Coelli do. Enem e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de história. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este artigo busca problematizar uma atividade de extensão desenvolvida no Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (PET – História – UFCG), durante o ano letivo de 2011. A oficina intitulada “Enem, Ciências Humanas e suas tecnologias: Novas sensibilidades para pensar o ensino de História”, foi arquitetada a partir do seguinte percurso metodológico: 1) pesquisa e leitura da bibliografia relacionada ao tema; 2) seleção e preparação dos recursos didáticos que foram utilizados; 3) divulgação e realização da oficina. O público alvo foram trinta alunos das escolas públicas da cidade: Escola Estadual da Prata; Colégio Virgílio Gomes e Escola Estadual Raul Córdula. Assim, foram estudadas e discutidas pelas participantes questões direcionadas: 1) a proposta do “Novo Enem”, havendo um enfoque para o entendimento da perspectiva do Enem referente às “Competências e Habilidades”; 2) as novas características da prova, e os critérios de avaliação do Enem “Teoria de Resposta ao Item” (TRI) e 3) a transdisciplinaridade utilizando-se dos eixos temáticos “Identidade, Memória, Movimentos Sociais e cidadania”. Para execução da proposta dialogamos com Lino de Macedo e Raul Borges Guimarães. |
Keywords: | Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Ensino de História Ciências humanas no ENEM História - ENEM PET História - UFCG Programa de Educação Tutorial - História UFCG Extensão universitária National High School Examination - ENEM Teaching History Human sciences at ENEM History - ENEM PET History - UFCG Tutorial Education Program - UFCG History University Extension |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34970 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENEM E AS CIÊNCIAS HUMANAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | ENEM e as ciências humanas: novas abordagens para o ensino de História. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 10 2011 | 96.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.