Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO Presente estudo é parte integrante da dissertação de mestrado “Diálogos sobre Saberes e Práticas: um estudo sobre formação e prática educativa dos professores de História na cidade de João Pessoa”. Na referida pesquisa de mestrado realizamos entrevistas com 08 professores de História, formados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que lecionam na cidade de João Pessoa. Os professores foram escolhidos aleatoriamente, sendo quatro do ensino Fundamental (dois da escola privada e dois da escola pública) e quatro do ensino Médio (dois da escola pública e dois da escola privada). Nos diálogos procuramos analisar a percepção dos professores sobre conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, especialmente acerca de correntes historiográficas, sujeitos históricos, tempo histórico e fontes históricas. Nesse trabalho, estamos apresentando resultados das entrevistas no tocante a percepção dos professores acerca de fontes históricas e as possibilidades de utilização de documentos históricos em sala de aula. Para análise dos dados fizemos a transcrição sem edição das entrevistas e recorremos às técnicas de análise de conteúdo sugeridas por Bardin. Quanto à percepção dos professores entrevistados sobre conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, constatamos a necessidade de um conhecimento mais sólido, acerca dos referidos conceitos, que possa alicerçar suas práticas como professores de História. Apesar de demonstrarem distanciamento em relação às mudanças no conceito de fontes históricas promovidas por correntes historiográficas como a Nova História e a História Social Inglesa, os professores revelam uma visão de fontes históricas muito próxima do que sugere a “Revolução Documental”, predominando uma visão ampla sobre as fontes, não restrita aos documentos escritos e oficiais. Ao mesmo tempo, os professores reconhecem a importância do trabalho com documentos em sala de aula, no entanto, afirmam que as condições encontradas na escola impossibilitam ou dificultam a concretização dessa dinâmica. Diante da falta de domínio acerca dos conceitos fundamentais da História como área do conhecimento, por parte dos professores entrevistados, propomos uma maior valorização de discussões conceituais na formação inicial e nos cursos de formação continuada promovidos pelos sistemas de ensino que permitam ao professor domínio conceitual e, especialmente, melhor articulação entre as mudanças no conceito de fontes históricas e seu uso em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961-
dc.date.accessioned2024-03-07T18:20:50Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T18:20:50Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPercepção do professor de Históriapt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectProfessores de Históriapt_BR
dc.subjectFontes históricas e uso em sala de aulapt_BR
dc.subjectSala de aula - fontes históricaspt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectFormação de professores de Históriapt_BR
dc.subjectHistory teacher's perceptionpt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectHistory Teacherspt_BR
dc.subjectHistorical sources and classroom usept_BR
dc.subjectClassroom - historical sourcespt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectHistory teacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACEDO NETO, Manoel Pereira de.-
dc.creatorVIRGÍNIO, Rafael da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe history teacher's perception of historical sources and their use in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationMACEDO NETO, Manoel Pereira de; VIRGÍNIO, Rafael da Silva. A percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34961pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfA percepção do professor de história sobre fontes históricas e seu uso em sala de aula. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2011132.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.