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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34942
Title: | Entre um dó e um si: notas que a história canta. |
Other Titles: | Between a C and a B: notes that history sings. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Kamylla Rodrigues Pereira da. PEREIRA, Auricélia Lopes. |
Keywords: | Música e História;Música como fonte histórica;Estudos musicológicos;História cultural;Escola dos Annales;Pesquisa histórico-musical;Music and History;Music as a historical source;Musicological studies;Cultural history;Annales School;Historical-musical research |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Kamylla Rodrigues Pereira da; PEREIRA, Auricélia Lopes. Entre um dó e um si: notas que a história canta. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34942 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A música pode-se dizer, é um lugar de análise social, de dilemas, conflitos, sonhos, jogos de poder, fuga. Esta diz muito sobre seu tempo, por isso pode se considerar que esta é fruto de seu presente, de seu imediato, assim como outras formas de expressão artística. Esta se dá a partir de uma dor ou sonho do presente querendo sair de uma subjetividade e afetar outras. Ela se dá no lugar do outro na medida em que não é apropriada da forma que havia sido pensada para sê-lo, na medida em que atingem sonhos outros, perdas outras, silêncios outros. Ela não resiste ao tempo (fora de sua partitura) porque o tempo não é continuidade, não é cristalização, o tempo é mudança, é ressignificação, reinterpretação. A música parte de um imenso conjunto de subjetividades, de agoras, de momentos, sentidos. Parte de um lugar social, tanto para quem a escreve como para quem a recebe. É uma fonte sempre viva, sempre tem algo a nos dizer mesmo que tenha sido pensada em uma época diferente da qual foi produzida, revela sobre seu tempo e mais ainda sobre o nosso. A interface disciplinar entre a História e a Música não deve ser estabelecida em nome da objetividade absoluta, da resposta definitiva, da verdade final. Há na pesquisa histórico-musical um componente subjetivo que para seu administrado, deve primeiro ser reconhecido. |
Keywords: | Música e História Música como fonte histórica Estudos musicológicos História cultural Escola dos Annales Pesquisa histórico-musical Music and History Music as a historical source Musicological studies Cultural history Annales School Historical-musical research |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34942 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, fotografia, Cinema e Outras Artes. |
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ENTRE UM DÓ E UM SI - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 8 2011.pdf | Entre um dó e um si: notas que a história canta. - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 8 2011 | 140.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
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