Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34932
Title: | A maldade caricata: representações pós-modernas do Coringa em Batman: o cavaleiro das trevas. |
Other Titles: | Caricatured evil: postmodern representations of the Joker in Batman: The Dark Knight. |
???metadata.dc.creator???: | CANUTO, Ellen Cristine Alves Silva. CORREIA, Joseilton de Lima. BATISTA, Regina de Andrade. |
Keywords: | Pós-modernidade;Ironia;Caricatura;Batman: o cavaleiro das trevas;Filme - Batman: o cavaleiro das trevas;Coringa - Filme Batman: o cavaleiro das trevas;Postmodernity;Irony;Caricature;Batman the dark knight;Movie - Batman: The Dark Knight;Joker - Batman Movie: The Dark Knight |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CANUTO, Ellen Cristine Alves Silva; CORREIA, Joseilton de Lima; BATISTA, Regina de Andrade. A maldade caricata: representações pós-modernas do Coringa em Batman: o cavaleiro das trevas. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 08 - “Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, Fotografia, Cinema e outras Artes”. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34932 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente artigo se constitui num comparativo do construto cinematográfico dos personagens do filme Batman: O cavaleiro das trevas, do diretor Christopher Nolan, com o comportamento da sociedade pós-moderna por meio documental e de uma pesquisa bibliográfica sobre a construção do comportamento moderno voltado para o avanço tecnológico e individualista que se apresenta no filme com aspecto irônico sobre uma sociedade caótica, o que nos permitiu fazermos reflexões sobre a semelhança da vivência contemporânea e um imaginário cinematográfico com relatos reais de uma sociedade atual, que tem como objetivo dialogar essa conduta pós- moderna implantada nos personagens principais que compõem o filme. Além disso, pretendemos identificar a ironia exposta pelos inimigos da modernidade que se instala no estresse cotidiano e no sentimento egocêntrico, que tentam viabilizar um conflito de moralidade entre os cidadãos da cidade de Gontham City, cidade onde se passa toda a história do filme, a fim de confundir os heróis dessa história. Neste sentido, procuramos discutir a cosmovisão dos personagens com a vida pós-moderna que desponta com ironia sobre o caos criado pelo estilo de vida e assim relacionar o realismo social com a ficção hilária dessa sociedade. Expondo a partir desse estudo um resultado de dependência do indivíduo com a tecnologia que nos remete ao individualismo e que nos faz encarar essa realidade com “risos”, sem precedentes, da própria confusão caótica do tempo e espaço que utilizamos no nosso cotidiano. Com uma caricatura que se aparentada no filme a cerca do sarcasmo da modernidade dando um sentido imaginário para fugirmos do real em que estamos o que aparentemente é a conseqüência do avanço dessa sociedade estudada. |
Keywords: | Pós-modernidade Ironia Caricatura Batman: o cavaleiro das trevas Filme - Batman: o cavaleiro das trevas Coringa - Filme Batman: o cavaleiro das trevas Postmodernity Irony Caricature Batman the dark knight Movie - Batman: The Dark Knight Joker - Batman Movie: The Dark Knight |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34932 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: Cidade, Modernidade, Linguagens: Retratos do Urbano na Literatura, fotografia, Cinema e Outras Artes. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MALDADE CARICATA - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 8 2011.pdf | A maldade caricata - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 8 2011. | 120.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.