Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853
Title: | “Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.” |
Other Titles: | “I will teach the world to conquer by kindness, not by slaughter.” |
???metadata.dc.creator???: | RODRIGUES, Gleydson Farias. |
Keywords: | Conquista da América espanhola;Confrontos ideológicos - colonização;Colonização - América espanhola;Hernan Cortez;Álvar Núñez Cabeza de Vaca;México - colonização;História do México;Crônicas como fontes históricas;Cartas de relato - Hernan Cortez;Alteridade - Tzvetam Todorov;Conquest of Spanish America;Ideological clashes - colonization;Colonization - Spanish America;Mexico - colonization;History of Mexico;Chronicles as historical sources;Reporting letters - Hernan Cortez;Otherness - Tzvetam Todorov |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | RODRIGUES, Gleydson Farias. “Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.” In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 04 - História, Meio Ambiente e Questões Étnicas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-7. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O trabalho propõe uma análise a respeito da temática que compõe o processo da conquista da América espanhola, que se desenvolve durante os séculos XV e XVI. Enfocaremos especialmente a atuação de dois conquistadores na atual região do México durante a primeira metade do século XVI, e as relações entre os nativos e europeus; numa perspectiva a contra pelo, visando efetuar uma comparação de dois modelos de colonização reproduzidos por Hernan Cortez e Álvar Núñez Cabeza de Vaca respectivamente, com o intuito de mostrar que este processo de conquista é algo múltiplo e que deve ser entendido de forma plural. Nossa proposta é refletir sobre uma maneira diferente de conquistar que se opunha aos modelos baseados na crueldade e desrespeito para com os Indígenas. Utilizaremos os confrontos ideológicos arraigado nas práticas e ações de Cortez e De Vaca. Faremos uso de crônicas como fonte para analisar o processo recortado mais especificamente nas leituras das chamadas “Cartas De Relato De Hernan Cortez” que escreveu ao rei da Espanha Carlos V na época da conquista da civilização Asteca (1519) e posteriormente (até 1526); bem como o relato da viagem malfada que pretendia conquistar e explorar a Florida em 1527, “Naufrágios e Comentários”, que resultou na pior expedição feita pela Espanha, financeiramente falando, devido ao fato de ocorrer o naufrágio fazendo com que o relatante, um dos quatro sobreviventes da expedição, caminhasse descalço e nu dezoito mil quilômetros até o México levando dez anos para efetuar esse trajeto, sem alcançar nada do planejado. Embasaremos nossa pesquisa com os conceitos de alteridade elaborados por Tzvetam Todorov, estratégias e táticas de Michel de Certeau, para que possamos mostrar que uma proposta baseada no dialogo e respeito buscando a admiração dos nativos, postulada e implantada por De Vaca, se encaixava de forma plausível no contexto da conquista do “Novo Mundo” desconstruindo a visão de que o conquistador tem por essência em seu caráter a crueldade. |
Keywords: | Conquista da América espanhola Confrontos ideológicos - colonização Colonização - América espanhola Hernan Cortez Álvar Núñez Cabeza de Vaca México - colonização História do México Crônicas como fontes históricas Cartas de relato - Hernan Cortez Alteridade - Tzvetam Todorov Conquest of Spanish America Ideological clashes - colonization Colonization - Spanish America Mexico - colonization History of Mexico Chronicles as historical sources Reporting letters - Hernan Cortez Otherness - Tzvetam Todorov |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34853 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 04: História, Meio Ambiente e Questões Étnicas. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINAREI O MUNDO A CONQUISTAR PELA BONDADE - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 4 2011.pdf | “Ensinarei o mundo a conquistar pela bondade, não pela matança.” - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 4 2011 | 77.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.