Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34750
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | CRUZ, J. O. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2552730290049084 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SAMPAIO, Lívia Maria Rodrigues Sampaio. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SAMPAIO, L. M. R. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4584896935221260 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ALMEIDA, Carlos Wilson Dantas de. | - |
dc.contributor.referee1ID | de ALMEIDA, C. W. D. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5827398788235627 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | BRASILEIRO, Francisco Vilar. | - |
dc.contributor.referee2ID | BRASILEIRO, F. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 | pt_BR |
dc.description.resumo | O mundo se aproxima a quase 5 bilhões de usuários na internet, tornando-se a sua utilização um hábito imperceptível. Estamos conectados e precisamos seguir um conjunto de regras para um relacionamento virtual agradável, para isso, surge a cidadania digital. Cidadania digital pode ser entendido como um conjunto de normas que devemos seguir para utilizarmos o mundo digital, e as diferentes tecnologias que o constituem, com consciência, responsabilidade, ética e segurança. A temática abrange pessoas de todas as idades e gera especial atenção para as crianças e adolescentes. Considerando esse público, existem iniciativas relevantes de grandes empresas como a Google™, através da plataforma Interland[4], e de ONGs especializadas no uso seguro da internet, tais como SaferNet[9], nic.br e cetic.br[2]. Apesar dessas ações, ainda é um desafio a introdução de trilhas de conhecimento em cidadania digital para crianças e adolescentes na escola. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver uma trilha de conhecimento para educação em cidadania digital voltada para o público do Ensino Fundamental (anos iniciais) que seja lúdica e participativa, com produção de material didático para alunos e professores, desenvolverem conhecimento e prática em cidadania digital. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.title | Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.description.abstract | The world approaches almost 5 billion Internet users, making its use an imperceptible habit. We are connected and we need to follow a set of rules for a pleasant virtual relationship, for this, digital citizenship arises.Digital citizenship can be understood as a set of norms that we must follow in order to use the digital world, and the different technologies that constitute it, with awareness, responsibility, ethics and security.The theme covers people of all ages and generates special attention for children and adolescents. Considering this audience, there are relevant initiatives by large companies such as Google™, through the Interland platform [4], and by NGOs specialized in the safe use of the internet, such as SaferNet[9], nic.br and cetic.br[2] . Despite these actions, introducing knowledge trails in digital citizenship for children and adolescents at school is still a challenge.The objective of this research is to develop a knowledge trail for education in digital citizenship aimed at the elementary school public (initial years) that is playful and participatory, with the production of didactic material for students and teachers to develop knowledge and practice in digital citizenship. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34750 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T17:23:21Z | - |
dc.date.available | 2024-02-26 | - |
dc.date.available | 2024-02-26T17:23:21Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Cidadania Digital | pt_BR |
dc.subject | Educação Digital | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | Construcionismo | pt_BR |
dc.subject | Trilha de Conhecimento – Educação | pt_BR |
dc.subject | Digital Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Digital Education | pt_BR |
dc.subject | Meaningful Learning | pt_BR |
dc.subject | Constructionism | pt_BR |
dc.subject | Knowledge Track – Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CRUZ, Jaciane de Oliveira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | A guide to digital citizenship education aimed at primary education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CRUZ, Jaciane de Oliveira. Um guia para educação em cidadania digital voltado ao ensino fundamental. 2023. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JACIANE DE OLIVEIRA CRUZ-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2023).pdf | 257.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.