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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34684
Title: | A trajetória histórica do trabalho feminino na área do ensino religioso. |
Other Titles: | The historical trajectory of female work in the area of religious education. |
???metadata.dc.creator???: | RODRIGUEZ, Fábia da Costa Leite. CAMPOS, Eline de Oliveira. |
Keywords: | Trabalho feminino com ensino religioso;Ensino religioso;Gênero;Questões de gênero e ensino religioso;Mulheres e trabalho;Women's work with religious education;Religious education;Gender;Gender issues and religious teaching;Women and work |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | RODRIGUEZ, Fábia da Costa Leite; CAMPOS, Eline de Oliveira. A trajetória histórica do trabalho feminino na área do ensino religioso. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 23 - Identidades de Gênero e Identidades Sexuais: Práticas e Representações. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34684 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente análise visa apontar a trajetória da mulher no que se refere à sua profissionalização. Dentro desse amplo contexto, o direcionamento será para o campo do ensino, mais precisamente o ensino religioso e suas ligações com a questão de gênero. A pesquisa tem caráter bibliográfico e vai buscar na literatura e nos registros históricos a visão das mulheres por parte da sociedade no decorrer do tempo no que se refere à essa profissionalização. Desde o início do processo as questões de gênero permearam essa construção. Ao saírem de suas residências para executarem tarefas outras que não as de educadoras do lar, começaram a desempenhar serviços nas fábricas, que ofereciam condições subumanas de trabalho. Em meados do século XX, já era aceitável que assumissem algumas poucas profissões que foram consideradas femininas a exemplo da enfermagem e do magistério. A sala de aula deu-lhe o status daquela que também tem a capacidade de e ducar, embora contribuísse para perpetuar a imagem da mulher enquanto indivíduo que já nascera predestinada a servir, cuidar e educar os filhos. De início, sua breve carreira no magistério, limitava-se ao tempo em que ainda não estava casada. Ao contrair matrimônio, exigia-se o abandono das salas de aula e o retorno ao lar, reassumindo o papel atribuído ao contingente feminino de mãecuidadora-educadora. Avançando no tempo, encontramo-la adentrando outros campos de trabalho, inclusive outras áreas do ensino como o ensino religioso. Antes exclusivo dos catequistas, seus espaços passam a ser ocupados cada vez mais pelas mulheres, que, pela filosofia da própria disciplina, não só a educa, mas contribui com a formação do caráter dos futuros cidadãos. |
Keywords: | Trabalho feminino com ensino religioso Ensino religioso Gênero Questões de gênero e ensino religioso Mulheres e trabalho Women's work with religious education Religious education Gender Gender issues and religious teaching Women and work |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34684 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 23: Identidades de Gênero e Identidades Sexuais Práticas e Representações. |
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