Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34671
Title: | História e relações de gênero na perspectiva de Lima Barreto. |
Other Titles: | History and gender relations from the perspective of Lima Barreto. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Jomar Ricardo da. |
Keywords: | História e relações de gênero;Relações e gênero;Lima Barreto - relações de gênero;História e Literatura;Educação de mulheres - século XX -Brasil;Literatura como fonte histórica;Romances brasileiros - Lima Barreto;Crônicas - Lima Barreto;History and gender relations;Relationships and gender;Lima Barreto - gender relations;History and Literature;Women's education - 20th century - Brazil;Literature as a historical source;Brazilian novels - Lima Barreto;Chronicles - Lima Barreto |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Jomar Ricardo da. História e relações de gênero na perspectiva de Lima Barreto. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 22 - História/Literatura, Literatura/História: Conversações mais que Possíveis. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34671 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Lima Barreto (1881 – 1922) legou-nos uma obra que revela aspectos variados da sociedade brasileira, referentes às duas primeiras décadas do século XX. o nosso objetivo é compreender, através de indícios presentes na obra deste escritor, como se efetivava a educação das mulheres, no início do século XX, para a consecução da diferenciação histórica das relações de gênero. Justificamos o recorte em razão da periodicidade da divulgação da obra de Lima Barreto, ter começado em 1900, com a publicação das crônicas em jornais, até a sua morte em 1922. Neste trabalho procura-se compreender as concepções de História, relações de gênero e educação abordadas em suas obras ficcionais e jornalísticas. Utilizamos como fonte de pesquisa romances e crônicas com a finalidade de realizar uma reconstrução das noções mencionadas. Para uma interpretação das categorias previamente selecionadas, recorremos aos conceitos de disciplina, habitus e memória. Concluímos que o autor possuía, além de uma visão particular da história, idéias a respeito de educação que, consequentemente, incidiam sobre as relações de gênero. Deste modo, podemos compreender a educação como a forma que uma sociedade dispõe de mecanismos de reprodução, na medida que os indivíduos os internalizam, implicando na prática de ações rotineiras e na aceitação de valores como naturalizados. Todavia, os indivíduos não são simples reflexo da estrutura social, podendo com seus atos transformá-la. Concernente a polaridade educação - gênero, a educação é o processo que articula o indivíduo e a realidade social com a finalidade de, historicamente, reproduzir as diferenças entre homens e mulheres. |
Keywords: | História e relações de gênero Relações e gênero Lima Barreto - relações de gênero História e Literatura Educação de mulheres - século XX -Brasil Literatura como fonte histórica Romances brasileiros - Lima Barreto Crônicas - Lima Barreto History and gender relations Relationships and gender Lima Barreto - gender relations History and Literature Women's education - 20th century - Brazil Literature as a historical source Brazilian novels - Lima Barreto Chronicles - Lima Barreto |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34671 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 22: História/Literatura, Literatura/História: Conversações Mais que Possíveis. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HISTÓRIA E RELAÇÕES DE GÊNERO NA PERSPECTIVA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 22 2009.pdf | História e relações de gênero na perspectiva de Lima Barreto. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 22 2009 | 98.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.