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dc.description.resumoO século XX conheceu profundas mudanças na maneira de se pensar e se fazer História. Novas fontes, novos temas e novas formas de abordá-los foram desenvolvidos. Os historiadores do século XX, cada vez mais, movidos por novos questionamentos, passaram, inclusive, a fazer novas perguntas a documentos já conhecidos pela historiografia, remodelando o fazer historiográfico. Essa reformulação na forma de produzir conhecimento histórico enriqueceu, e conseqüentemente ampliou o conceito de fonte histórica. O livro didático, antes compreendido como um simples manual escolar passou a ser encarado como um complexo objeto cultural, cujas possibilidades de interpretações são múltiplas. Hoje, no ambiente acadêmico, já dispomos de uma gama de trabalhos envolvendo os livros didáticos, seja numa perspectiva cultural ou mesmo política. Uma boa parte dos livros didáticos de História Geral utilizados nas primeiras décadas do período imperial, não passou de traduções francesas. Em contrapartida, o processo de produção dos livros didáticos de História do Brasil assumiu uma dinâmica diferente. Por se tratar de História pátria, os autores não podiam, como dantes, recorrer a traduções francesas e passaram, portanto, a escrever seus próprios manuais. A partir da década de 1850, com a oficialização da disciplina História e sua conseqüente obrigatoriedade em diversas instâncias de ensino, como em cursos preparatórios e escolas elementares, a produção de livros didáticos de História do Brasil passou a se intensificar. A maioria dos autores de livros didáticos de História do Brasil eram sócios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. É preciso pensar a criação e funcionalidade do IHGB através de uma perspectiva política e social. Movimentos de contestação à unidade nacional eclodiram em diversos lugares do país no período regencial e início do II Império e tal Instituto daria legitimidade a essa unidade nacional, criaria uma História pátria una e homogênea, uma forma de pensar a História da nação como um passado comum do qual todos deveriam se orgulhar. Por isso, talvez devêssemos considerar a História do Brasil contada pelo IHGB no período Imperial, e, por conseguinte também as produções didáticas de História pátria, influenciadas diretamente pelo mesmo, cujos alguns de seus sócios escreveram materiais didáticos, como um momento fundador da sociedade brasileira no sentido de se criar um sentimento que une povos de etnias diversificadas em torno de um único bem comum, o Estado-Nação, criando, com isso, uma verdadeira ―pedagogia do cidadão‖.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleO Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o livro didático de História do Brasil no período imperial.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34626-
dc.date.accessioned2024-02-20T17:40:07Z-
dc.date.available2024-02-20T17:40:07Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLivro didático de História - Brasilpt_BR
dc.subjectInstituto Histórico e Geográfico Brasileiropt_BR
dc.subjectIHGB - produção de livros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectHistória do Brasil - IHGB - período colonialpt_BR
dc.subjectHistory textbook - Brazilpt_BR
dc.subjectBrazilian Historical and Geographic Institutept_BR
dc.subjectIHGB - production of History textbookspt_BR
dc.subjectHistory of Brazil - IHGB - colonial periodpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSALES, André Mendes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Brazilian Historical and Geographical Institute and the textbook on the History of Brazil in the imperial period.pt_BR
dc.identifier.citationSALES, André Mendes. O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o livro didático de História do Brasil no período imperial. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 18 - História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34626pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 18: História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades.

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O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO BRASILEIRO - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 18 2009.pdfO Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o livro didático de História do Brasil no período imperial. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 18 2009127.75 kBAdobe PDFView/Open


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