Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34611
Title: | A construção de um mito pelo avesso: Rui Barbosa na literatura educacional. |
Other Titles: | The construction of a myth inside out: Rui Barbosa in educational literature. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Fábio Alves dos. |
Keywords: | Rui Barbosa e educação brasileira;História da Educação brasileira;Mito de Rui Barbosa;Literatura educacional e Rui Barbosa;Rui Barbosa and Brazilian education;History of Brazilian Education;Myth of Rui Barbosa;Educational literature and Rui Barbosa |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Fábio Alves dos. A construção de um mito pelo avesso: Rui Barbosa na literatura educacional. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 18 - História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34611 |
???metadata.dc.description.resumo???: | No início da década de 1880, o jovem deputado Rui Barbosa apresentou uma proposta de reforma da educação brasileira. A literatura, destacadamente a educacional, consagrou a idéia de que embora fosse um bom plano, a reforma não foi implementada por sua inadequação à realidade nacional do período. Não obstante, Rui Barbosa, tido como homem à frente de seu tempo, teria antecipado uma série de discussões encabeçadas pelos intelectuais da educação ligados ao grupo que se denominou de Pioneiros da Educação. A representação que se construiu acerca deste intelectual é em certa medida controversa, uma vez que o suposto fracasso de sua proposta o alçou à condição de precursor de um movimento consolidado no início do século XX. O objetivo do presente texto é questionar esta interpretação corrente a partir do entendimento da construção do mito de Rui Barbosa como grande educador. O discurso mais ou menos generalizado é de que o Brasil acabou sendo prejudicado por não ter desenvolvido uma política educacional que levasse a nação a trilhar o progresso alcançado por outros países. De um modo geral, a bibliografia consultada consagrou a tese de que os pareceres e a proposta de reforma anexa são a obra de um indivíduo isolado, disso resultando, em muitos casos, a definição de Rui como idealista, ou a tese de que os pareceres contenham um verdadeiro diagnóstico da situação educacional da época. A historiografia construiu uma memória em relação a Rui Barbosa em que esse autor figura entre os precursores da renovação educacional, que tanta falta teria feito ao Brasil durante longo tempo. A compreensão de seu discurso educacional é, entretanto, um exercício que passa pela interrogação dessa interpretação. O estudo das proposições de Rui Barbosa foi aqui realizado com o intuito de contribuir para a possibilidade de uma diferente interpretação dessas questões. Para tanto, a hipótese geral investe contra a idéia de que os pareceres configurem uma espécie de tratado pedagógico, cópia de idéias estrangeiras, sem nexos com a realidade nacional. Diferentemente, buscou-se apresentá-los como um texto que, por ser ilustrativo do pertencimento do autor a um determinado grupamento político, que disputava frente a outros o poder de falar e legislar sobre a instrução pública no país, tem seu significado atrelado à situação de Rui Barbosa no campo político sob o Segundo Reinado e da relação entre Estado e educação à época. |
Keywords: | Rui Barbosa e educação brasileira História da Educação brasileira Mito de Rui Barbosa Literatura educacional e Rui Barbosa Rui Barbosa and Brazilian education History of Brazilian Education Myth of Rui Barbosa Educational literature and Rui Barbosa |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34611 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 18: História Política: Abordagens, Fontes e Possibilidades. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A CONSTRUÇÃO DE UM MITO PELO AVESSO - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 18 2009.pdf | A construção de um mito pelo avesso: Rui Barbosa na literatura educacional. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 18 2009 | 107.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.