Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoDurante algumas décadas questionou-se a validade da oralidade e das narrativas orais no ensino e no meio científico. A história oral (HO) introduzida no Brasil desde os anos 70, com efervescência nas décadas de 80 e 90, consensuada por FERREIRA & AMADO (2000) e por JUCÁ (2006) tem sido discutida e incorporada enquanto uma nova opção metodológica. Desta maneira, sendo a história um tipo especial de narrativa que não foge daquilo que realmente aconteceu, é que se faz necessário reconhecer o alcance desta narrativa especial, para a superação dos estreitos limites da cientificidade, abrindo perspectivas de abordagens mais significativas JUCÁ (2006). Deste modo, se é também através do discurso oral e das narrativas que o ser humano constrói e afirma sua identidade, indubitavelmente tais modalidades merecem nossa ênfase. Em reconhecimento a importância do ensino e dos usos sociais da oralidade e das narrativas no ensino de história, de grande significação n o desenvolvimento das competências comunicativas, e da formação da identidade de sujeitos críticos reflexivos, este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de história permeado pela presença metodológica de narrativas biográficas e autobiográficas Rosenthal (2000), por meio da construção de “álbuns de família”, pelas alunas de graduação em Pedagogia da disciplina “História I na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, oferecida pela UAEd no período 2009.2. Norteamo-nos teoricamente sob a concepção Boseana (1994) da autobiografia enquanto forma predominante da memória de um indivíduo, e ainda sob o olhar da recordação das histórias de vida como oportunidade de favorecer a nós e aos outros um sentimento de identidade disposto em SILVA (1997). Fomos do estudo dos textos teóricos, a pesquisa extra-classe, construção dos Álbuns em sala, e dos acompanhamentos, até as apresentações orais dos “Álbuns de família”em sala de aula. Assim, foi possível constatarmos a mudança de postura das alunas, que passara da resistência ao novo, ao encantamento com as novas, necessárias e diferenciadas formas de condução metodológica do ensino de história favorecendo-as uma nova concepção de história, a mesma que ora prima pela ação consciente do sujeito que constrói e reafirma sua identidade de sujeito histórico ativo e, portanto, contador e fazedor de história(s). Palavras - chave: História Oral. Memórias (Narrativas). Álbuns de Família.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleContando e recontando histórias sob a égide da construção de álbuns de família em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34609-
dc.date.accessioned2024-02-19T21:59:17Z-
dc.date.available2024-02-19-
dc.date.available2024-02-19T21:59:17Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectÁlbuns de famíliaspt_BR
dc.subjectFotografias familiarespt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectNarrativas biográficaspt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectFamily albumspt_BR
dc.subjectFamily photographspt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectBiographical narrativespt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorJUSTINO, Maria Edilene.-
dc.creatorSILVA, Keila Queiroz e.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTelling and retelling stories under the auspices of creating family albums in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationJUSTINO, Maria Edilene; SILVA, Keila Queiroz e. Contando e recontando histórias sob a égide da construção de álbuns de família em sala de aula. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 17 - História Oral e as Narrativas Biográficas e Autobiográficas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34609pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 17: História Oral e Narrativas Biográficas e Autobiográficas.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTANDO E RECONTANDO HISTÓRIAS SOB A ÉGIDE - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 17 2009.pdfContando e recontando histórias sob a égide da construção de álbuns de família em sala de aula. - I Seminário Nacional Fontes Pesquisa Históricas GT 17 2009149.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.