Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34609
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Durante algumas décadas questionou-se a validade da oralidade e das narrativas orais no ensino e no meio científico. A história oral (HO) introduzida no Brasil desde os anos 70, com efervescência nas décadas de 80 e 90, consensuada por FERREIRA & AMADO (2000) e por JUCÁ (2006) tem sido discutida e incorporada enquanto uma nova opção metodológica. Desta maneira, sendo a história um tipo especial de narrativa que não foge daquilo que realmente aconteceu, é que se faz necessário reconhecer o alcance desta narrativa especial, para a superação dos estreitos limites da cientificidade, abrindo perspectivas de abordagens mais significativas JUCÁ (2006). Deste modo, se é também através do discurso oral e das narrativas que o ser humano constrói e afirma sua identidade, indubitavelmente tais modalidades merecem nossa ênfase. Em reconhecimento a importância do ensino e dos usos sociais da oralidade e das narrativas no ensino de história, de grande significação n o desenvolvimento das competências comunicativas, e da formação da identidade de sujeitos críticos reflexivos, este trabalho apresenta uma discussão acerca do ensino de história permeado pela presença metodológica de narrativas biográficas e autobiográficas Rosenthal (2000), por meio da construção de “álbuns de família”, pelas alunas de graduação em Pedagogia da disciplina “História I na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, oferecida pela UAEd no período 2009.2. Norteamo-nos teoricamente sob a concepção Boseana (1994) da autobiografia enquanto forma predominante da memória de um indivíduo, e ainda sob o olhar da recordação das histórias de vida como oportunidade de favorecer a nós e aos outros um sentimento de identidade disposto em SILVA (1997). Fomos do estudo dos textos teóricos, a pesquisa extra-classe, construção dos Álbuns em sala, e dos acompanhamentos, até as apresentações orais dos “Álbuns de família”em sala de aula. Assim, foi possível constatarmos a mudança de postura das alunas, que passara da resistência ao novo, ao encantamento com as novas, necessárias e diferenciadas formas de condução metodológica do ensino de história favorecendo-as uma nova concepção de história, a mesma que ora prima pela ação consciente do sujeito que constrói e reafirma sua identidade de sujeito histórico ativo e, portanto, contador e fazedor de história(s). Palavras - chave: História Oral. Memórias (Narrativas). Álbuns de Família. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Contando e recontando histórias sob a égide da construção de álbuns de família em sala de aula. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34609 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T21:59:17Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19 | - |
dc.date.available | 2024-02-19T21:59:17Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Álbuns de famílias | pt_BR |
dc.subject | Fotografias familiares | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Narrativas biográficas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Family albums | pt_BR |
dc.subject | Family photographs | pt_BR |
dc.subject | Oral history | pt_BR |
dc.subject | Biographical narratives | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | JUSTINO, Maria Edilene. | - |
dc.creator | SILVA, Keila Queiroz e. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Telling and retelling stories under the auspices of creating family albums in the classroom. | pt_BR |
dc.identifier.citation | JUSTINO, Maria Edilene; SILVA, Keila Queiroz e. Contando e recontando histórias sob a égide da construção de álbuns de família em sala de aula. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 17 - História Oral e as Narrativas Biográficas e Autobiográficas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34609 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 17: História Oral e Narrativas Biográficas e Autobiográficas. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONTANDO E RECONTANDO HISTÓRIAS SOB A ÉGIDE - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 17 2009.pdf | Contando e recontando histórias sob a égide da construção de álbuns de família em sala de aula. - I Seminário Nacional Fontes Pesquisa Históricas GT 17 2009 | 149.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.