Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34607
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho discorre acerca de experiências de pesquisa histórica com utilização de fontes orais em narrativas autobiográficas nas “Oficinas de Memória”, realizadas no âmbito do projeto PROLICEN “Educação Histórica e Patrimonial no Ensino Fundamental: uma travessia intergeracional”, coordenado pela professora de Keila Queiroz e Silva. Nestas atividades, reunia-se um grupo de pessoas com a proposta de que cada uma delas relatasse a história de certo brinquedo que julgava como uma espécie de “símbolo” de sua infância. A partir desta deixa, os indivíduos relatavam todas as suas lembranças da juventude. Diante disto, enfoca-se a importância da educação patrimonial como instrumento da memória Social. Analisando-se estas narrativas sobre o ponto de vista de ensaístas como Eclea Bosi e Maria Célia Paoli, vêse a estrema importância das histórias de vida, do quotidiano, das mentalidades, das emoções, das sensibilidades. Este tipo de história é considerado algo mais relevante para a sociedade que a história tradicional e elitizada, ensinada nas escolas de educação básica. Isto se evidencia pelo desinteresse da grande massa pela educação patrimonial. Observa-se hoje na sociedade o conceito de patrimônio histórico como algo sem significado, que passa despercebido, quando não é (neo)folclorizado. Reflete-se um conceito de história fechada, morta, sem muita importância. Patrimônio é visto como algo sem utilidade em uma sociedade que vê o passado como objeto de simples nostalgia. A história conhecida popularmente é a chamada história dos vencedores, das elites, dos monumentos, dos feriados. Excluíram-se, no ensino tecnicista, outras narrativas. Deste modo, a sociedade despreza a história quando não se identifica que ela. A história, enquanto instrumento da memória social, constrói identidades, e porque não dizer, constrói a sociedade. Mária Célia Paoli afirma que uma sociedade que despreza sua memória é destituída de cidadania pela falta de conhecimento. Neste âmbito, as fontes orais são de extrema importância para a construção da memória social, visto que abrangem pontos de vista onde as fontes documentais não são eficientes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Narrativas autobiográficas e educação patrimonial. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34607 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T21:55:43Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19 | - |
dc.date.available | 2024-02-19T21:55:43Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Narrativas autobiográficas | pt_BR |
dc.subject | Autobiografias | pt_BR |
dc.subject | Fontes orais | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Lembranças da juventude | pt_BR |
dc.subject | Memória social | pt_BR |
dc.subject | Heritage education | pt_BR |
dc.subject | Autobiographical narratives | pt_BR |
dc.subject | Autobiographies | pt_BR |
dc.subject | Oral sources | pt_BR |
dc.subject | Oral history | pt_BR |
dc.subject | Memories of youth | pt_BR |
dc.subject | Social memory | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Márcio Daniel Ramos da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Autobiographical narratives and heritage education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Márcio Daniel Ramos da. Narrativas autobiográficas e educação patrimonial. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 17 - História Oral e as Narrativas Biográficas e Autobiográficas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34607 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 17: História Oral e Narrativas Biográficas e Autobiográficas. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E EDUCAÇÃO PATRIONIAL - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 17 2009.pdf | Narrativas autobiográficas e educação patrimonial. - I Seminário Nacional Fontes Pesquisa Históricas GT 17 2009 | 80.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.