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dc.description.resumoEste trabalho discorre acerca de experiências de pesquisa histórica com utilização de fontes orais em narrativas autobiográficas nas “Oficinas de Memória”, realizadas no âmbito do projeto PROLICEN “Educação Histórica e Patrimonial no Ensino Fundamental: uma travessia intergeracional”, coordenado pela professora de Keila Queiroz e Silva. Nestas atividades, reunia-se um grupo de pessoas com a proposta de que cada uma delas relatasse a história de certo brinquedo que julgava como uma espécie de “símbolo” de sua infância. A partir desta deixa, os indivíduos relatavam todas as suas lembranças da juventude. Diante disto, enfoca-se a importância da educação patrimonial como instrumento da memória Social. Analisando-se estas narrativas sobre o ponto de vista de ensaístas como Eclea Bosi e Maria Célia Paoli, vêse a estrema importância das histórias de vida, do quotidiano, das mentalidades, das emoções, das sensibilidades. Este tipo de história é considerado algo mais relevante para a sociedade que a história tradicional e elitizada, ensinada nas escolas de educação básica. Isto se evidencia pelo desinteresse da grande massa pela educação patrimonial. Observa-se hoje na sociedade o conceito de patrimônio histórico como algo sem significado, que passa despercebido, quando não é (neo)folclorizado. Reflete-se um conceito de história fechada, morta, sem muita importância. Patrimônio é visto como algo sem utilidade em uma sociedade que vê o passado como objeto de simples nostalgia. A história conhecida popularmente é a chamada história dos vencedores, das elites, dos monumentos, dos feriados. Excluíram-se, no ensino tecnicista, outras narrativas. Deste modo, a sociedade despreza a história quando não se identifica que ela. A história, enquanto instrumento da memória social, constrói identidades, e porque não dizer, constrói a sociedade. Mária Célia Paoli afirma que uma sociedade que despreza sua memória é destituída de cidadania pela falta de conhecimento. Neste âmbito, as fontes orais são de extrema importância para a construção da memória social, visto que abrangem pontos de vista onde as fontes documentais não são eficientespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleNarrativas autobiográficas e educação patrimonial.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34607-
dc.date.accessioned2024-02-19T21:55:43Z-
dc.date.available2024-02-19-
dc.date.available2024-02-19T21:55:43Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectNarrativas autobiográficaspt_BR
dc.subjectAutobiografiaspt_BR
dc.subjectFontes oraispt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectLembranças da juventudept_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectHeritage educationpt_BR
dc.subjectAutobiographical narrativespt_BR
dc.subjectAutobiographiespt_BR
dc.subjectOral sourcespt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectMemories of youthpt_BR
dc.subjectSocial memorypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Márcio Daniel Ramos da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAutobiographical narratives and heritage education.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Márcio Daniel Ramos da. Narrativas autobiográficas e educação patrimonial. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 17 - História Oral e as Narrativas Biográficas e Autobiográficas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34607pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 17: História Oral e Narrativas Biográficas e Autobiográficas.

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NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E EDUCAÇÃO PATRIONIAL - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 17 2009.pdfNarrativas autobiográficas e educação patrimonial. - I Seminário Nacional Fontes Pesquisa Históricas GT 17 200980.09 kBAdobe PDFView/Open


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