Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34599
Title: | Construções autobiográficas desenvolvidas na disciplina Estudos Sociais nas escolas de 1° e Grau (História) – 2009.1. |
Other Titles: | Autobiographical constructions developed in the Social Studies discipline in primary and secondary schools (History) – 2009.1. |
???metadata.dc.creator???: | MOURA, Priscila Bezerra de. SILVA, Keila Queiroz e. |
Keywords: | Estudos Sociais - primeiro grau;Construções autobiográficas;Estudos autobiográficos;Autobiografia;Identidades individuais e coletivas;Álbuns de família - ensino de História;História oral;Histórias autobiográficas;Social Studies - first grade;Autobiographical constructions;Autobiographical studies;Autobiography;Individual and collective identities;Family albums - History teaching;Oral history;Autobiographical stories |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MOURA, Priscila Bezerra de; SILVA, Keila Queiroz e. Construções autobiográficas desenvolvidas na disciplina Estudos Sociais nas escolas de 1° e Grau (História) – 2009.1 In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 17 - História Oral e as Narrativas Biográficas e Autobiográficas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34599 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Sabendo que a história não é única, e sim múltipla, um emaranhado de acontecimentos desenvolvidos por sujeitos com suas individualidades, mas que fazem parte de uma coletividade. Propomos na disciplina “Estudos Sociais nas Escolas de 1° Grau (História)”, do período 2009.1, a construção individual dos álbuns de família, com o intuito de despertar nas alunas a percepção da conexão entre as identidades individuais e coletivas, ou seja, a relação entre micro e a macro-história. Percebemos no desenvolvimento dessa atividade uma resistência por parte das alunas, que pode ser interpretada como uma descrença de que a sua história possa contribuir academicamente para o estudo da história local contemporânea. No entanto, com o desenrolar da atividade, houve um significativo envolvimento por parte das alunas pesquisadoras, que por meio da história oral coletaram ricos depoimentos dos seus familiares, articulando os mesmo as suas percepções na construção d e histórias autobiográficas. A autobiografia, assim como as demais pesquisas em história, é seletiva, as alunas ao falarem de si próprias e dos seus familiares, estabelecem critérios de escolhas, em que especificam ou silenciam acontecimentos. O não-dito muito presente em pesquisas que trabalham com memórias, não significa que a pesquisa seja invalida, pois o próprio silenciar pode ser analisado, já que toda fala e toda escrita são permeadas por escolhas. Para tanto, propomos nesse trabalho analisar essas pesquisas de construções autobiográficas, desenvolvidas na referida disciplina. |
Keywords: | Estudos Sociais - primeiro grau Construções autobiográficas Estudos autobiográficos Autobiografia Identidades individuais e coletivas Álbuns de família - ensino de História História oral Histórias autobiográficas Social Studies - first grade Autobiographical constructions Autobiographical studies Autobiography Individual and collective identities Family albums - History teaching Oral history Autobiographical stories |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34599 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 17: História Oral e Narrativas Biográficas e Autobiográficas. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CONSTRUÇÕES AUTOBIOGRÁFICAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 17 2009.pdf | Construções autobiográficas desenvolvidas na disciplina - I Seminário Nacional Fontes Pesquisa Históricas GT 17 2009 | 101.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.