Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580
Title: | Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. |
Other Titles: | Tool for the new educator: the study of African slavery through Blogs. |
???metadata.dc.creator???: | ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de. SILVA, Waldinea Cacilda da. |
Keywords: | Blogs - escravidão africana;Internet e ensino de História;Internet e ensino de História;Ensino de História;Tecnologias da informação e comunicação - História;Pesquisa histórica - internet;Professores de história e novas tecnologias;Blogs e pesquisa histórica;Escravidão africana;Brasil colonial - escravidão;História do Brasil colonial - escravidão;Tecnologia e pesquisa histórica;Fontes históricas digitais - blogs;Blogs - African slavery;Internet and History teaching;Internet and History teaching;Teaching History;Information and communication technologies - History;Historical research - internet;History teachers and new technologies;Blogs and historical research;African slavery;Colonial Brazil - slavery;History of colonial Brazil - slavery;Technology and historical research;Digital historical sources - blogs |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARAÚJO, Rodrigo Wantuir Alves de; SILVA, Waldinea Cacilda da. Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 13 - História e Internet, Usos: Desafios e Oportunidades para o Trabalho com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A maioria das instituições escolares ainda realiza o processo de ensino-aprendizagem de forma muito tradicional. Preparar os alunos para um mundo no qual as mudanças tecnológicas são recorrentes é fundamental para a formação de membros da sociedade do século XXI, que devem estar familiarizados com o computador e suas possibilidades de aprendizagem. Integrar tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem pode gerar resultados positivos, e contribuir para a melhoria na qualidade da educação. É exigido aos professores aprender a utilizar as máquinas, os softwares e a modificarem os seus métodos de ensino. O uso da world wide web (Internet) como ferramenta pedagógica, facilita o acesso de professores e alunos a uma infinidade de conteúdos. O ambiente de aprendizagem online é constituído por três componentes: o aprendiz, as atividades e o agente de aprendizagem (o professor). O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos e não somente a transmissão de conteúdos. Ver-se-á uma proposta de estudo sobre a escravidão africana por meio de blogs, que estão deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fontes de informações. Um desafio inovador para os educadores, mas necessário para desenvolver novas formas de aprender, criando novos espaços instrucionais que respondam a essas demandas para poder desenvolvê-las, aprofundá-las e ajudar a transformar a sociedade do conhecimento. Recursos como blogs são umas das opções mais dinâmicas de socialização dos conteúdos, com praticidade é possível criar, além de poder personalizar, projetos e atividades desenvolvidas em sala de aula, por meio da disponibilização de links de acervos digitais e da digitalização de imagens sobre a escravidão africana, possibilitará desenvolver pesquisas significativas. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os blogs têm tudo para integrar na educação ferramentas tecnológicas que possibilitarão a melhoria do ensino de história. |
Keywords: | Blogs - escravidão africana Internet e ensino de História Internet e ensino de História Ensino de História Tecnologias da informação e comunicação - História Pesquisa histórica - internet Professores de história e novas tecnologias Blogs e pesquisa histórica Escravidão africana Brasil colonial - escravidão História do Brasil colonial - escravidão Tecnologia e pesquisa histórica Fontes históricas digitais - blogs Blogs - African slavery Internet and History teaching Internet and History teaching Teaching History Information and communication technologies - History Historical research - internet History teachers and new technologies Blogs and historical research African slavery Colonial Brazil - slavery History of colonial Brazil - slavery Technology and historical research Digital historical sources - blogs |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34580 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 13: História e Internet Usos, Desafios e O. para o T. com Fontes Históricas na Rede Mundial de Computadores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERRAMENTA DO NOVO EDUCADOR - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 13 2009.pdf | Ferramenta do novo educador: o estudo da escravidão africana por meio de Blogs. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 13 2009 | 92.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.