Grupo de Trabalho 20: História, Imagem e Outras Cenas Juvenis. Collection home page

Logo
Coordenadores do GT 20:

Edwar de Alencar Castelo Branco

Jaílson Pereira da Silva

O Grupo de Trabalho ―História, imagem e outras cenas juvenis‖ é proposto no sentido de reunir pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação, cujos interesses temáticos e teóricos façam a articulação entre História, audiovisual e interdisciplinaridade e – como substrato a esta primeira ambiência – entre História e práticas juvenis. Supõe-se, com esta configuração, ser possível agregar os trabalhos comunicados no âmbito do Grupo de Trabalho em termos de três sessões temáticas: (1) Estudos sobre como o discurso imagético (publicitário, cinematográfico, fotográfico, quadrinista, etc) funciona historicamente em diferentes tempos e espaços; (2) Reflexões sobre como historiadores têm trabalhado com documentos audiovisuais, para além das já reconhecidas fontes cinematográfica e fotográfica e (3) Estudos sobre práticas jovens desviantes (fanzines, cinema marginal, poesia marginal, grafite, etc.) através das quais fragmentos da juventude brasileira colaboraram, em diferentes momentos, para tensionar e estender os limites de sua época. Os trabalhos congregados no Grupo de Trabalho procurarão entender as estratégias através das quais, especialmente pelo recurso ao audiovisual, nós constituímos historicamente o nosso mundo. Imagina-se que será possível reunir trabalhos que abarquem os mais variados estudos sobre esta complexa relação entre história, imagem e juventude, o que permitirá, dentro do espírito de favorecer uma constante ampliação do campo conceptual da História, refletir sobre o potencial de interesse, para os estudos históricos, de categorias tais como publicidade, cinema, literatura, música, grafite, artes plásticas, HQ‘s, etc. Trata-se, portanto, de um Grupo de Trabalho que é proposto com o intuito de, a pretexto de uma ampla reflexão sobre a relação entre História, fontes históricas, imagem e juventude, favorecer a socialização, entre os simposiastas que a ele aderirem, das principais referências conceituais com as quais operam aqueles historiadores que desenvolvem pesquisas ambientadas em fontes audiovisuais.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 6 of 6
Issue DateTitleAuthor(s)
2009História, música e subjetividade: a música enquanto espaço de produção do conhecimento histórico.BARROS, Lucilvana Ferreira.; NUNES, Mariângela de Vasconcelos.
2009Juventudes e imagens: novas perspectivas para a pesquisa histórica.MULLER, Mara Rúbia Sant’Anna.; NOVELLI, Daniela.
2009Deslizando pelo subterrâneo: discursos possíveis sobre a produção da subjetividade underground em Teresina–PI na década de 1970.BRANDÃO JÚNIOR, Ernani José.; BRANCO, Edwar de Alencar Castelo.
2009História e a mídia: as recepções do sítio do pica-pau pelas crianças.SILVA, Rômulo Henrique Andrade.
2009Recinfernália: sabotagens simbólicas na filmografia superoitista de Jomard Muniz de Brito.BRANCO, Edwar de Alencar Castelo.; SAMPAIO, Roniel.
2009Cinema jomardiano: reescrituras contemporâneas do Nordeste na década de 70.SANTOS FILHO, Francisco Aristides de Oliveira.; BRANCO, Edwar de Alencar Castelo.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 6 of 6