Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNo guia do livro didático do Programa Nacional do Livro Didático, consta, dentre os vários critérios de avaliação “observar se as ilustrações, importantes no auxílio à compreensão e potencialização do texto, são adequadas às finalidades para as quais foram utilizadas, de forma que sejam fáceis para o aluno apreendê-las, mas também que estimulem a curiosidade, o pensamento e as discussões entre os alunos”. Esses, dentre outros critérios fez o Grupo de Pesquisa em Ensino de História voltar-se para a análise das imagens nos livros didáticos quando seu principal projeto tornou-se a criação de uma coleção de livros regionais. Assim, o presente artigo tem como objetivo comunicar os resultados da análise de três coleções de livros didáticos de 1ª a 4ª séries, avaliando cada uma delas. As coleções utilizadas em nossa pesquisa são: Projeto Pitanguá, da editora Moderna; Pelos caminhos da História, da editora Positivo; De olho no futuro, da editora Quinteto Editorial, todas avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático. A metodologia da pesquisa contou com o preenchimento e tabulação de dados de formulários sobre as imagens encontradas nos livros citados, contemplando os seguintes indicadores: tipo de ilustração, função didática da imagem, atividade relacionada a imagem, legenda, cor e orientação do manual do professor. Objetivando assim uma análise comparativa e avaliadora destas coleções. O exame foi amparado nos conceitos de níveis de leitura da imagem de Panofsky, de função didática da imagem, desenvolvido por Rodríguez-Diéguez com base na teoria das funções linguísticas de Jakobson e no conceito de alfabetismo visual de Donis A. Dondis. A pesquisa a ser apresentada está concluída e consiste no trabalho monográfico, usado como pré-requisito para o término do Curso de Licenciatura em História, na Universidade Federal de Sergipe.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleImagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545-
dc.date.accessioned2024-02-16T23:53:54Z-
dc.date.available2024-02-16-
dc.date.available2024-02-16T23:53:54Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLivro didático de Históriapt_BR
dc.subjectImagens em livros didáticospt_BR
dc.subjectAnálise de livros didáticos - Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de História - livro didáticopt_BR
dc.subjectImagem - leiturapt_BR
dc.subjectFunção didática da imagempt_BR
dc.subjectColeção Projeto Pitanguá - Editora Modernapt_BR
dc.subjectColeção Pelos Caminhos da História - Editora Positivopt_BR
dc.subjectColeção de Olho no Futuro - Editora Quinteto Editorialpt_BR
dc.subjectHistory textbookpt_BR
dc.subjectImages in textbookspt_BR
dc.subjectTextbook analysis - Historypt_BR
dc.subjectTeaching History - textbookpt_BR
dc.subjectImage - readingpt_BR
dc.subjectDidactic function of the imagept_BR
dc.subjectPitanguá Project Collection - Editora Modernapt_BR
dc.subjectCollection Along the Paths of History - Editora Positivopt_BR
dc.subjectEye on the Future Collection - Editora Quinteto Editorialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIM, Bárbara Barros de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImages in History textbooks in the initial grades: a comparative and evaluative analysis.pt_BR
dc.identifier.citationOLIM, Bárbara Barros de. Imagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 12 - História e Imagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 12: História e Imagens.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 12 2009.pdfImagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 12 2009130.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.