Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | No guia do livro didático do Programa Nacional do Livro Didático, consta, dentre os vários critérios de avaliação “observar se as ilustrações, importantes no auxílio à compreensão e potencialização do texto, são adequadas às finalidades para as quais foram utilizadas, de forma que sejam fáceis para o aluno apreendê-las, mas também que estimulem a curiosidade, o pensamento e as discussões entre os alunos”. Esses, dentre outros critérios fez o Grupo de Pesquisa em Ensino de História voltar-se para a análise das imagens nos livros didáticos quando seu principal projeto tornou-se a criação de uma coleção de livros regionais. Assim, o presente artigo tem como objetivo comunicar os resultados da análise de três coleções de livros didáticos de 1ª a 4ª séries, avaliando cada uma delas. As coleções utilizadas em nossa pesquisa são: Projeto Pitanguá, da editora Moderna; Pelos caminhos da História, da editora Positivo; De olho no futuro, da editora Quinteto Editorial, todas avaliadas pelo Programa Nacional do Livro Didático. A metodologia da pesquisa contou com o preenchimento e tabulação de dados de formulários sobre as imagens encontradas nos livros citados, contemplando os seguintes indicadores: tipo de ilustração, função didática da imagem, atividade relacionada a imagem, legenda, cor e orientação do manual do professor. Objetivando assim uma análise comparativa e avaliadora destas coleções. O exame foi amparado nos conceitos de níveis de leitura da imagem de Panofsky, de função didática da imagem, desenvolvido por Rodríguez-Diéguez com base na teoria das funções linguísticas de Jakobson e no conceito de alfabetismo visual de Donis A. Dondis. A pesquisa a ser apresentada está concluída e consiste no trabalho monográfico, usado como pré-requisito para o término do Curso de Licenciatura em História, na Universidade Federal de Sergipe. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Imagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T23:53:54Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16 | - |
dc.date.available | 2024-02-16T23:53:54Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de História | pt_BR |
dc.subject | Imagens em livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Análise de livros didáticos - História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Imagem - leitura | pt_BR |
dc.subject | Função didática da imagem | pt_BR |
dc.subject | Coleção Projeto Pitanguá - Editora Moderna | pt_BR |
dc.subject | Coleção Pelos Caminhos da História - Editora Positivo | pt_BR |
dc.subject | Coleção de Olho no Futuro - Editora Quinteto Editorial | pt_BR |
dc.subject | History textbook | pt_BR |
dc.subject | Images in textbooks | pt_BR |
dc.subject | Textbook analysis - History | pt_BR |
dc.subject | Teaching History - textbook | pt_BR |
dc.subject | Image - reading | pt_BR |
dc.subject | Didactic function of the image | pt_BR |
dc.subject | Pitanguá Project Collection - Editora Moderna | pt_BR |
dc.subject | Collection Along the Paths of History - Editora Positivo | pt_BR |
dc.subject | Eye on the Future Collection - Editora Quinteto Editorial | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIM, Bárbara Barros de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Images in History textbooks in the initial grades: a comparative and evaluative analysis. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIM, Bárbara Barros de. Imagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 12 - História e Imagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34545 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: História e Imagens. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 12 2009.pdf | Imagens em livros didáticos de História das séries iniciais: uma análise comparativa e avaliadora. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 12 2009 | 130.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.