Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este texto apresenta o relato de uma pesquisa envolvendo a contribuição da história da matemática na aprendizagem do ensino fundamental, realizada com 20 professores de matemática, que lecionam na rede publica e privada da cidade de Catolé do Rocha/PB. Apoiados nos escritos de Piaget (1990), Valdés (2002), Tahan (1984), entre outros e confiando nos educadores por serem considerados como ator social que tem suas diversidades, realidades e vivenciarem um momento em que o conhecimento da história da matemática deveria ser parte indispensável como instrumento em seu ensino. No entanto, permite ao professor evoluir em seu trabalho educativo, visualizar melhor o futuro, descobrindo as dificuldades do passado. Investigou-se a partir de um questionário sobre a história da matemática, pois, não se dá significado histórico ao que se está ensinando. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T21:27:09Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16 | - |
dc.date.available | 2024-02-16T21:27:09Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática e História | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | matemática no ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | History of Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Mathematics and History | pt_BR |
dc.subject | Case study | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Mathematics in elementary school | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MARTINS, Maria da Luz Lira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Experiencing mathematics through its history: case study in elementary school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MARTINS, Maria da Luz Lira. Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 11 - História e Filosofia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 11: História e Filosofia. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VIVENCIANDO A MATEMÁTICA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 11 2009.pdf | Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 11 2009 | 104.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.