Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539
Title: | Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. |
Other Titles: | Experiencing mathematics through its history: case study in elementary school. |
???metadata.dc.creator???: | MARTINS, Maria da Luz Lira. |
Keywords: | História da Matemática;Matemática e História;Estudo de caso;Ensino de História;matemática no ensino fundamental;History of Mathematics;Mathematics and History;Case study;Teaching History;Mathematics in elementary school |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MARTINS, Maria da Luz Lira. Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 11 - História e Filosofia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este texto apresenta o relato de uma pesquisa envolvendo a contribuição da história da matemática na aprendizagem do ensino fundamental, realizada com 20 professores de matemática, que lecionam na rede publica e privada da cidade de Catolé do Rocha/PB. Apoiados nos escritos de Piaget (1990), Valdés (2002), Tahan (1984), entre outros e confiando nos educadores por serem considerados como ator social que tem suas diversidades, realidades e vivenciarem um momento em que o conhecimento da história da matemática deveria ser parte indispensável como instrumento em seu ensino. No entanto, permite ao professor evoluir em seu trabalho educativo, visualizar melhor o futuro, descobrindo as dificuldades do passado. Investigou-se a partir de um questionário sobre a história da matemática, pois, não se dá significado histórico ao que se está ensinando. |
Keywords: | História da Matemática Matemática e História Estudo de caso Ensino de História matemática no ensino fundamental History of Mathematics Mathematics and History Case study Teaching History Mathematics in elementary school |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Matemática. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34539 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 11: História e Filosofia. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VIVENCIANDO A MATEMÁTICA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 11 2009.pdf | Vivenciando a matemática através de sua História: estudo de caso no ensino fundamental. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 11 2009 | 104.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.