Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEsse estudo se destina a tecer elucidações acerca da gestação da noção de patrimônio cultural brasileiro, bem como a sua trajetória sócio-histórica a partir dos projetos modernizantes advindos com as teorias eugenistas e de embraquecimento racial instituídos nas esferas do público e do privado a partir da instituição do regime republicano. Dessa forma, propomos educar nossos ouvidos para a escuta da polifonia de vozes que ecoam por entre as curvas da escrita histórica, visando, assim, o alcance do que denominaremos aqui de sua paz eterna historiográfica. Acreditamos que as inovações teórico-metodológicas ofertadas pela chamada ―Nova História Cultural - faz-se de suma importância, tanto no que versa à emersão de novos atores e atrizes das tramas históricas, como a reconstituição detetivesca por parte do pesquisador/a – educador/a no exercício do seu métier. Para tal, nos aportamos na metodologia da História Oral, ALBERTI (2002) como elemento balizador da compreensão das práticas e representações, CHARTIER (2004), dos saberes e fazeres históricos inerentes às culturas afro-brasileiras na atual conjuntura sócio-educacional e historiográfica. Os resultados preliminares apontados pelas nossas investigações evidenciam a necessidade de se atuar na promoção de políticas de igualdade étnico-racial que perpassam os âmbitos da pesquisa e adentrem nossas salas de aula da educação básica, tendo em vista a superação do aparente fosso intransponível que persiste em reiterar em nossos materiais didáticos e práticas docentes cotidianas uma visão passiva, esquecendo, assim, as categorias de táticas e resistências CERTEAU (2002), utilizadas por africanos e afrobrasileiros na reinvenção de seus cotidianos sociais e culturais. Saberes e fazeres inerentes às múltiplas nuanças em que se insere as culturas afro-brasileiras consistem em importantes instrumentos para a adoção de políticas d e educação patrimonial a partir da lógica dinâmica às apreensões e compreensões de suas trajetórias de luta e de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleAs vozes D’áfrica nas escritas das histórias: o patrimônio imaterial afro-brasileiro nos cotidianos da sala de aula de História do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34475-
dc.date.accessioned2024-02-14T18:29:26Z-
dc.date.available2024-02-14-
dc.date.available2024-02-14T18:29:26Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectPatrimônio imaterial afro-brasileiropt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural brasileiropt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectEthnic-racial educationpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian intangible heritagept_BR
dc.subjectBrazilian cultural heritagept_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALEIXO, Ramon de Alcântara.-
dc.creatorARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe voices of Africa in the writing of stories: Afro-Brazilian intangible heritage in the daily lives of the high school History classroom.pt_BR
dc.identifier.citationALEIXO, Ramon de Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. As vozes D’áfrica nas escritas das histórias: o patrimônio imaterial afro-brasileiro nos cotidianos da sala de aula de História do ensino médio. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-9. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34475pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 09: Fontes e Metodologia para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS VOZES D'AFRICA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2009.pdfAs vozes D’áfrica - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2009.112.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.