Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34468
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho propõe ampliar as discussões sobre as metodologias e práticas pedagógicas para efetivação da temática História e cultura afro-brasileira, no intuito de tornar visível a participação da cultura negra na formação da sociedade brasileira. O desenvolvimento de atividades relacionadas à cultura afro-brasileira torna-se importante por contribuir para o rompimento de barreiras sociais, à autonomia dos indivíduos através do conhecimento sobre suas raízes, sua história e suas linguagens. A população de origem negra que vive em um meio sócio-econômico desfavorável, carrega em si formas culturais relacionadas aos conflitos, à resistência, à rejeição, à superação e à exclusão, próprias do seu passado histórico e de suas vivências culturais. Tais elementos estão ocultos, são incompreendidos e não apresentam significado para estes grupos, distanciando-os progressivamente de suas referências culturais e históricas. Por isso, faz-se necessário reforçar a identidade negra. Nesse sentido será apontado a técnica da história oral, a interpretação histórico-social das imagens, dos livros didáticos e o uso de projetos didáticos, de pesquisa bibliográfica, enfim recursos metodológicos que objetivam tratar a sociedade brasileira no seu conjunto, desconstruindo conceitos, tais como teoria do embranquiçamento, do não rascismo, da pacificação da mistura de raças na composição da sociedade brasileira, da ideologia dos grupos dominantes que permeia a nossa sociedade. Para tanto, será utilizado como exemplo, a comunidade remanescente quilombola, reconhecida e titulada, localizada no alto sertão central Pernambucano, na cidade de Salgueiro – PE, formada no início do século XIX por mulheres e sua contínua atuação no processo histórico, político e social da Comunidade do Quilombo Remanescente Conceição das Crioulas. Aponta-se para a complexa relação de resistência pela po sse da terra, de afirmação identitária e da preservação! cultura l dos membros dessa comunidade. Como também a luta contra a ideologia dos fazendeiros do sertão nordestino com suas leis, costumes e o predomínio sócio-econômico desse grupo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA cultura Afro-brasileira: práticas, conceitos e o quilombo remanescente Conceição das Crioulas.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34468-
dc.date.accessioned2024-02-14T18:12:33Z-
dc.date.available2024-02-14-
dc.date.available2024-02-14T18:12:33Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectRemanescente quilombolapt_BR
dc.subjectComunidade remanescente quilombola - Conceição das Crioulaspt_BR
dc.subjectConceição das Crioulas - Salgueiro - PEpt_BR
dc.subjectQuilombo remanescente Conceição das Crioulas - Salgueiro - PEpt_BR
dc.subjectHistória da cultura afro-brasileira - ensinopt_BR
dc.subjectCultura negrapt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectQuilombola remnantpt_BR
dc.subjectQuilombola remnant community - Conceição das Crioulas -pt_BR
dc.subjectConceição das Crioulas - Salgueiro - PEpt_BR
dc.subjectRemaining Quilombo Conceição das Crioulas - Salgueiro - PEpt_BR
dc.subjectHistory of Afro-Brazilian culture - teachingpt_BR
dc.subjectBlack culturept_BR
dc.subjectBlack identitypt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Edivania Granja da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAfro-Brazilian culture: practices, concepts and the remaining quilombo Conceição das Crioulas.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Edivania Granja da Silva. A cultura Afro-Brasileira: práticas, conceitos e o quilombo remanescente Conceição das Crioulas. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 09 - Fontes e Metodologias para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34468pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 09: Fontes e Metodologia para a Pesquisa e o Ensino em História da Escravidão Negra e Cultura Afro-Brasileira.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2009.pdfA cultura Afro-brasileira - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2009.111.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.