Ana Carla Sabino Fernandes - UFC
Antônio Gilberto Ramos Nogueira - UFC
O Grupo de Trabalho ―Documentos e Métodos da Pesquisa Histórica em Arquivos‖ propõe um debate sobre os processos teóricos e metodológicos da investigação histórica em arquivos, tendo como fonte e objeto o documento. Deste modo, são significativos os estudos acerca das trajetórias de institucionalização e gestão dos arquivos (de ordem corrente, intermediária ou permanente) públicos ou privados no Brasil. Considerando, portanto, os procedimentos de descrição arquivística dos conjuntos documentais, normatizados pela arquivologia e apropriados pela história, que revelam - além das condições de uso e dos elementos de identificação do documento - os saberes e fazeres de funcionários públicos, habilitados e treinados, de chefes de seção, diretores, escrivães, secretários, arquivistas, dos ―antigos‖ amanuenses, de sujeitos que davam ―fé‖ aos tantos papéis e que legitimaram, a partir do século XIX, o documento de arquivo como instrumento de prova e de valor histórico. Neste sentido, são pertinentes também as pesquisas que utilizam documentos de diversas espécies, gêneros, tipologias e que adotam, para tanto, os artifícios da micro-história, da operação histórica, do método indiciário, da prosopografia, ou seja, dos tantos ensinamentos que sugerem a perspicácia humana e a materialidade do documento/objeto, do que pode está dito ou do não-dito. São válidas, entretanto, as análises sobre como os historiadores estão preparando, referenciando, citando e disponibilizando seus próprios arquivos, melhor, criando bancos de dados a partir de registros fotográficos (nem sempre adequados), em detrimento das edições fac-similar disponibilizadas pelos sites dos centros de documentação e arquivos. O direito a memória, a relação entre arquivos, história e memória, fazem parte das preocupações deste grupo de trabalho, bem como, os textos que apontam a necessidade de políticas públicas de conservação, preservação e restauro do nosso patrimônio documental; as formas de acesso a informação disponibilizada em vários suportes; a abertura dos ―arquivos sensíveis‖, dos arquivos da ditadura, por exemplo; e as pesquisas que vislumbram as possibilidades de elaboração do conhecimento histórico em arquivos a partir de mediações educacionais, seguindo as diretrizes da educação histórica.
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- 8 2009