Grupo de Trabalho 03: Cultura Visual e Escrita, Imagens Narrativas Cultura Impressa como Fonte de Pesquisa. Collection home page
Emerson César de Campos - UDESC
Silvia Sasaki- UDESC
Imagens transitam e são veiculadas. Ao longo das últimas décadas a produção e veiculação de imagens são fontes de pesquisa aos historiadores, pois produzem discursos, forjam hábitos e alimentam conceitos. Jornais, revistas, periódicos, histórias em quadrinhos, folhetins, fanzines, fotonovelas, litogravuras, literaturas de cordel, peças publicitárias, outdoors, cartazes e uma infinidade de impressos vêm se tornando um campo rico de reflexões. Os suportes impressos vão além de sua condição imagética, textual e mercadológica, impelindo a outras significâncias. Imagens explanam e disseminam idéias, criam textos e produzem sentidos, que podem ser capturados por pesquisadores atentos. Enquanto a imagem resume e difunde uma série de conceitos, o texto guia a leitura e entendimento da imagem, em um trabalho de amplas possibilidades para os pesquisadores. Ocultas, mas não obliteradas, as inquietações de ordens de poder, gênero, moral, conduta e outros discursos, se manifestam através delas e se colocam à investigação. Como documento, essas fontes também são evidencias de memórias, saberes e práticas de dado período de circulação, onde a produção do objeto corresponde aos anseios e necessidades de cada sociedade que, por sua vez, na recepção, fazem usos destas e ressignificam opiniões, reinterpretam discursos. Diante de fontes tão diversificadas, se instala a urgência na discussão da aplicação metodológica e significativa, dialogando, muitas vezes, com a interdisciplinaridade para um melhor resultado. E, a partir destes dimensionamentos e conexões, bem como dos processos gerativos de sentido através do imagético e do textual, surgem também novas possibilidades de pesquisa e de fontes. Assim, este Grupo de Trabalho visa reunir trabalhos, análises e investigações no campo da imagem e sua escrita, através dos suportes nos quais estas se apresentam (especialmente os impressos), na tentativa de alcance de uma compreensão crítica da cultura visual e escrita (e seus suportes), bem como seus veículos comunicadores e seus meios de disseminação da informação.
Issue Date | Title | Author(s) |
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2009 | Entra em cena o Theatro José de Alencar: as relações sociais, os múltiplos significados e os conflitos políticos nos discursos jornalísticos (1904 – 1912). | LIMA, Camila Imaculada Silveira. |
2009 | Festa Cívica: a espetacularização da mídia na cobertura das diretas já no Diário da Borborema. | SILVA, Givaldo Cavalcanti da. |
2009 | Nos limites da fronteira: um estudo sobre a produção de dois manuais didáticos de História de Sergipe. | MENEZES, Hermeson Alves de. |
2009 | A produção argentina de quadrinhos em discussão: humor e política na Revista Hortênsia (1971-1976). | PEREIRA, Priscila. |
2009 | As representações cômicas na imprensa piauiense: a charge como fonte de investigação. (Piauí, 1959-1962). | LIMA, Flávia de Sousa. |
2009 | Consumindo discursos: alinhavos entre representação e imaginário através da publicidade na década de 1950 e 1960. | SASAKI, Silvia. |