Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34345
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma ação extensionista realizada a partir das propostas de uma projeto de extensão cadastrado no PROBEX cujo título é AS CULTURAS JUVENIS CAMPINENSES: IDENTIDADE, MEMÓRIA E HISTÓRIA, nele tratamos sobre como os weblogs estão cada vez mais sendo utilizados pelos usuários da Internet, para as mais distintas finalidades, passando por assuntos como economia, vida pessoal e moda. Essa afirmação pode ser observada no número de páginas criadas. Portanto, pode se dizer, que o blog foi um diário eletrônico criado na Internet e hoje é uma ferramenta que abrange diversas áreas de interesses e classificações. Na moda, tema estudado neste trabalho, uma grande quantidade de blogs são encontrados e mantidos por adolescentes que aderiam a essa “moda” virtual. A maioria deles são classificados como diários pessoais em que as opiniões emitidas sobre a moda se confundem com os relatos do cotidiano. Em acesso ao site google, percebe-se que existem mais de 18.500.000 blogs de moda. Nos blogs de moda encontramos post sobre o mundo da moda, modelos, roupas, tendências, desfiles, estratégias de marketing e comunicação de estilistas, marcas, designers, modelos, entre outros. Estes blogs se encontram na definição de blogs contemporâneos e na maioria das vezes estão no quesito, assuntos temáticos. Podemos perceber que o século XXI oferece a sociedade cada vez mais um ritmo frenético, onde tudo se renova a cada instante e onde a juventude também em foco está vinculada a este contexto. Novas tecnologias vão surgindo e entrando em nossas vidas tão rapidamente que quando nos damos conta, já estamos “dominados” por elas, neste mundo globalizado a tecnologia cresce gradativamente trazendo até mesmo novas formas de comunicações. No meio da internet nos deparamos com novos símbolos e códigos formando assim novas linguagens, onde através de chats, blogs, Orkut, MSN, entre outros, podemos nos comunicar com pessoas do mundo inteiro em um curto espaço de tempo. A Internet possibilitou esse novo padrão de interação social, as pessoas passam agora a se comunicarem por Blogs, Orkut, Messenger, a interatividade virtual passa muitas vezes a ser maior e mais freqüente do que a comunicação face a face. E grande parte dos adeptos dessas redes virtuais são os jovens, que procuram muitas vezes esses sites de relacionamentos para se auto-afirmarem como jovem. Assim sendo, o virtual confunde-se com o real e a busca de identidade e de afirmação são fatores que permeiam os relacionamentos através dessas redes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleO jovem da escola pública e as redes sociais: entendendo a cultura juvenil campinense.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34345-
dc.date.accessioned2024-02-06T18:43:14Z-
dc.date.available2024-02-06-
dc.date.available2024-02-06T18:43:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectJovens de Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCultura juvenil campinensept_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - cultura juvenilpt_BR
dc.subjectJovens de escolas públicas e redes sociais - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectBlogs - adolescentespt_BR
dc.subjectYoung people from Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCampinas youth culturept_BR
dc.subjectCampina Grande - PB - youth culturept_BR
dc.subjectYoung people from public schools and social networks - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectUniversity Extensionpt_BR
dc.subjectBlogs - teenagerspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Danielle Brandão.-
dc.creatorSILVA, Ilzenir Mayara Porto da.-
dc.creatorARAGÃO, Patrícia Cristina.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePublic school youth and social networks: understanding youth culture in Campinas.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Danielle Brandão; SILVA, Ilzenir Mayara Porto da; ARAGÃO, Patrícia Cristina. O jovem da escola pública e as redes sociais: entendendo a cultura juvenil campinense. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 19: Mídia & Sociedade: a História da Mídia, a Mídia na História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2861-2866. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34345pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 19: Mídia & Sociedade: A História da Mídia, A Mídia na História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O JOVEM DA ESCOLA PÚBLICA E AS REDES SOCIAIS - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 19 2010.pdfO jovem da escola pública e as redes sociais - Evento II Coloquio Int. de História GT 19 2010.69.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.