Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317
Title: | A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. |
Other Titles: | The invention of Ancient Egypt: views of otherness and identity in history teaching. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Josiane Gomes da. |
Keywords: | Egito Antigo;Alteridade;Identidade;Ensino de História;História antiga;Invenção do Egito Antigo;História do Egito Antigo;Ancient Egypt;Otherness;Identity;Teaching History;Ancient history;Invention of Ancient Egypt;History of Ancient Egypt |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Josiane Gomes da. A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2632-2638. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho tem como finalidade abarcar os estudos em relação ao Egito Antigo, mostrar através desta análise como a História, em especial a História antiga, foi construída desde os gregos até a nossa idade contemporânea. Percebendo como a História do Egito Antigo ensinada na atualidade foi desenvolvida ao longo do tempo, e como este estudo contribuiu para o entendimento de questões de alteridade e identidade no ensino de História moderno. As fontes utilizadas para a realização deste trabalho foram às fontes de voltadas para o ensino de história, como livros do ensino fundamental e médio e livros de nível superior, datados de diversos anos mais precisamente dos anos de 1990 até os anos 2000. E fontes voltadas para a pesquisa histórica como os relatos e texto de autores como Heródoto. Por fim este trabalho terá como fonte de interesse mostrar como o ensino de História auxiliado da pesquisa histórica possibilita um melhor entendimento da História. Usando como exemplo a Historia do Egito Antigo. |
Keywords: | Egito Antigo Alteridade Identidade Ensino de História História antiga Invenção do Egito Antigo História do Egito Antigo Ancient Egypt Otherness Identity Teaching History Ancient history Invention of Ancient Egypt History of Ancient Egypt |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34317 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 18: Identidade e Alteridade: Sensibilidades e Subjetividades no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A INVENÇÃO DO EGITO ANTIGO_ VISÕES DE ALTERIDADE E IDENTIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdf | A invenção do Egito Antigo: visões de alteridade e identidade no ensino de história. - Evento II Coloquio Int. de História GT 18 2010 | 94.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.