Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Devido à cultura indígena brasileira ter um histórico de desvalorização, a necessidade de se afirmar e valorizar esta cultura tem se tornado um mote de interesses, pois possibilita fornecer um maior conhecimento da historiografia brasileira a partir de um viés novo, o do indígena. Desta forma, a cultura e história indígena passam a ser de forma mais ativa, cenários de estudos, debates, discussões e inevitavelmente, pesquisas. Neste contexto, a pesquisa arqueológica torna-se mister para a construção de uma historiografia que venha a abranger os diversos discursos que foram anteriormente silenciados, e que possa suprir os imperativos da lei 11.645/08. O objetivo deste trabalho é apontar como a pesquisa científica institucional, e a prática educacional são instrumentos de constituição e de resgate da identidade cultural da população que hoje pouco sabe e pouco valoriza suas raízes, devido à relação de alteridade da população brasileira com seus antepassados indígenas; moralmente repassado não só pela historiografia positivista, como pela cultura social de valorização do outro, neste caso, o europeu. O propósito da pesquisa cientifica não deve carecer de produzir, de ter como finalidade a sua contribuição com a historiografia para melhor conhecer a préhistória de nosso país, buscando subsídios para o resgate da cultura originalmente nacional. No caso especifico de Guarabira, busca-se neste artigo apontar soluções para a quebra de paradigmas sócio-históricos estabelecidos culturalmente no decorrer da constituição de uma nacionalidade brasileira e referente aos povos indígenas, suas culturas e práticas ressoando em nossa contemporaneidade como práticas, vivência e cultura arcaicas, marginais, relegadas a representações gerais, globalizantes, aplanadoras. Através da pesquisa arqueológica e seus resultados, pretende-se conceituar uma discussão que se apresente como recurso a problemática vigorante entre a cultura e identidade indígenas e sua assimilação e aceitação pela sociedade atual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T17:50:14Z | - |
dc.date.available | 2024-02-02 | - |
dc.date.available | 2024-02-02T17:50:14Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Guarabira - PB - temática indígena | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia | pt_BR |
dc.subject | Análise arqueológica - temática indígena | pt_BR |
dc.subject | Cultura indígena | pt_BR |
dc.subject | História indígena | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Identidades indígenas | pt_BR |
dc.subject | Guarabira - PB - indigenous theme | pt_BR |
dc.subject | Archeology | pt_BR |
dc.subject | Archaeological analysis - indigenous themes | pt_BR |
dc.subject | Indigenous culture | pt_BR |
dc.subject | Indigenous history | pt_BR |
dc.subject | Indian people | pt_BR |
dc.subject | Indigenous identities | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | RODRIGUES, Cinthia Raquel de França. | - |
dc.creator | SANTOS, Juvandi de Souza. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Research, Teaching and Cultural Identity: an archaeological analysis of indigenous themes in Guarabira - PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Cinthia Raquel de França; SANTOS, Juvandi de Souza. Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2391-2395. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34289 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 17: História, Ensino, Educação e a Temática Indígena. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PESQUISA, ENSINO E IDENTIDADE CULTURAL - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 17 2010.pdf | Pesquisa, Ensino e Identidade Cultural: uma análise arqueológica da temática indígena em Guarabira - PB. - Evento II Colóquio Int. de História GT 17 2010 | 88.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.