Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34256
Title: | “Educando-os em nome do Pai”: a Igreja Batista de Bodocongó e a fundação da Escola Visão Mundial - 1982. |
Other Titles: | “Educating them in the name of the father”: the Bodocongó Baptist Church and the founding of the World Vision School - 1982. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Alisson Pereira. SANTOS, João Marcos. |
Keywords: | Igreja Batista de Bodocongó - Campina Grande - PB 1982;Escola Visão Mundial - Campina Grande - PB;Batistas em Campina Grande - PB;Evangélicos Batistas - Campina Grande - PB;Educação protestante;Estudo de caso;Religião e Assistência Social;Evangélicos e Assistência Social;Bodocongó - Campina Grande - Igreja Batista;Religião e Educação;Bodocongó Baptist Church - Campina Grande - PB 1982;World Vision School - Campina Grande - PB;Baptists in Campina Grande - PB;Evangelical Baptists - Campina Grande - PB;Protestant education;Case study;Religion and Social Assistance;Evangelicals and Social Assistance;Bodocongó - Campina Grande - Baptist Church;Religion and Education |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Alisson Pereira; SANTOS, João Marcos. “Educando-os em nome do Pai”: a Igreja Batista de Bodocongó e a fundação da Escola Visão Mundial - 1982. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 14: Religião e Educação no Brasil. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2120-2126. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34256 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho foi fruto das leituras propedêuticas que fizemos sobre a educação protestante, principalmente entre os Batistas, e suas particularidades enquanto estratégias de propagação da mensagem protestante no Brasil. A partir de um estudo de caso, de caráter exploratório, fizemos uma pesquisa sobre a experiência da formação de uma escola por parte da Igreja Batista de Bodocongó, na cidade de Campina Grande–PB, no início da década de 80. Veremos as possíveis implicações deste projeto, fazendo alusão às relações entre educação, religião e assistência social, e como estas relações foram forjadas de maneira tal que propiciasse uma ambiência favorável à propagação da mensagem cristã aos moradores da localidade próxima. Para tal exercício, o primeiro livro de atas da Igreja Batista de Bodocongó, entre os anos de 1982 e 1988, foi nossa fonte de pesquisa. Portanto, nosso trabalho se deterá à análise das referidas fontes, sem contudo provocar o encerramento de futuras elucubrações possíveis às mesmas. |
Keywords: | Igreja Batista de Bodocongó - Campina Grande - PB 1982 Escola Visão Mundial - Campina Grande - PB Batistas em Campina Grande - PB Evangélicos Batistas - Campina Grande - PB Educação protestante Estudo de caso Religião e Assistência Social Evangélicos e Assistência Social Bodocongó - Campina Grande - Igreja Batista Religião e Educação Bodocongó Baptist Church - Campina Grande - PB 1982 World Vision School - Campina Grande - PB Baptists in Campina Grande - PB Evangelical Baptists - Campina Grande - PB Protestant education Case study Religion and Social Assistance Evangelicals and Social Assistance Bodocongó - Campina Grande - Baptist Church Religion and Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34256 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 14: Religião e Educação no Brasil. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
_EDUCANDO-OS EM NOME DO PAI__ A IGREJA BATISTA DE BODOCONGÓ E A FUNDAÇÃO DA ESCOLA VISÃO MUNDIAL 1982 - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 14 2010..pdf | “Educando-os em nome do pai”: a Igreja Batista de Bodocongó e a fundação da Escola Visão Mundial - 1982 - Evento II Coloquio Int. de História GT 14 2010. | 119.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.